Volta às aulas: de olho na mochila, pais e responsáveis devem estar atentos para não sobrecarregar coluna dos filhos

Volta às aulas: de olho na mochila, pais e responsáveis devem estar atentos para não sobrecarregar coluna dos filhos
Estudantes da rede municipal – Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

As aulas na rede municipal de ensino já começaram nesta segunda-feira (30) com grande alegria. Mas na hora de colocar na mochila os livros, cadernos e demais materiais escolares, é preciso que pais e responsáveis se atentem para o peso que as crianças vão carregar indo à escola. Isso para evitar uma sobrecarga na coluna e outros problemas graves a curto e longo prazo.

Conforme a fisioterapeuta Paloma Belo, a primeira coisa que as famílias devem ter em mente é que o peso da mochila. Ele não deve ultrapassar 10% do peso corporal das crianças. Do contrário, vai resultar em dores nas costas, pois assim a criança vai buscar compensar o peso curvando a coluna para frente e para trás.

“Se a criança tem três ou quatro livros na mochila, mais o caderno, acaba sendo um peso muito excessivo. Ela acaba forçando a coluna se curvando para trás ou, quando para frente, sobrecarregando a lombar. E aí, isso prejudica tanto no crescimento quanto no desenvolvimento da criança”, explica a profissional.

Paloma ressalta também que na hora da compra, a família deve optar pela mochila cuja alça não ultrapasse “quatro dedos” de largura (cerca de 7cm). E a base deve estar na altura da cintura, nunca muito abaixo ou muito acima, de forma que o peso seja então mais bem distribuído.

Problemas por conta do peso da mochila

Ela afirma que atualmente trata de sete crianças com problema de escoliose, devido ao peso excessivo nas mochilas. Por isso, ela destaca que se as famílias seguirem esses cuidados, as crianças estarão sempre com a postura correta, não sendo necessário chegar a um grau muito alto, a ponto de ter de fazer alguma cirurgia.

“Uma consequência bem mais drástica que uma criança poderia desenvolver a longo prazo seria a hérnia de disco. Mas quase sempre o problema parte de uma escoliose. Os desvios da coluna fazem com que os discos que ficam entre a coluna se desviem e fiquem de forma irregular, gerando muita dor”, disse.

Outra recomendação é quanto a postura ao sentar-se nas cadeiras escolares. A altura do móvel deve ter a altura que permita que a criança firmar bem os pés no chão, em vez de ficarem pendurados. E aí que os professores e cuidadores também ficar de olho, evitando que os alunos estejam em uma má postura corporal.

A agente comunitária de saúde Iulha Sâmila Sá é mãe da Ester e da Sarah, 9 e 10, respectivamente, alunas da escola Menino Jesus de Praga. E ela sempre garante que as filhas levem na mochila somente o necessário para o dia de aula, se certificando de que não haja excesso de peso.

“É muito importante a gente pegar esse tipo orientações, porque muitas vezes somos leigos nessa parte e nossos filhos querem escolher a mochila ao gosto deles. Mas a gente precisa ficar atento e incentivá-los a escolher o que for mais adequado. É importante também que os professores disponibilizem o horário para cada dia, para a criança levar os livros necessários e não sobrecarregar a postura e a coluna”, ressaltou.

Fonte: Da Redação