‘QUINTAL BRINCANTE’ – Creche municipal inova ao criar espaço pedagógico com redário para a criançada

Proporcionar momentos únicos de integração entre as crianças, corpo docente e familiares faz parte da Política de Educação Infantil de Boa Vista. Tendo em vista esse compromisso, as escolas estão sempre buscando inovar na arte de educar, desde os primeiros anos de vida dos alunos.

Após solicitação das próprias crianças e suas famílias foi criado um espaço com redário, dedicado especialmente para acolher os pequenos neste início do ano.

Um destes exemplos é o Núcleo de Creches Cidade Satélite II, que este ano está com novidades. Após solicitação das próprias crianças e suas famílias, a equipe gestora da unidade, por meio do projeto ‘Quintal Brincante’, criou um espaço com redário, dedicado especialmente para acolher os pequenos neste início do ano.

A aluna inspiradora da iniciativa foi a pequena Louise Leite, de três anos, que assim como outras crianças, amam brincar nas redes em casa. A gestora da unidade, Adriana Melo deu mais detalhes sobre esse cantinho especial.

“Estamos seguindo nossa proposta curricular, criando contextos com intencionalidade pedagógica e também proporcionando um ambiente agradável e familiar para as crianças que estão vindo pela primeira vez para escola, com o intuito de fazer com que elas se sintam em casa”, disse.

A contação de histórias também faz parte da diversão dos pequenos

QUINTAL BRINCANTE – Criado em abril do ano passado, o projeto ‘Quintal Brincante’ contribui para a aprendizagem, autonomia e desenvolvimento das crianças. A ideia é permitir, ainda, o protagonismo dos pequenos, dando a eles a liberdade de expressar suas opiniões, vontades e vivências.

As crianças adoraram a novidade, visto que a maioria delas está acostumada a brincar na rede, em casa

O projeto foi desenvolvido com base na escuta das próprias crianças e seus familiares no dia a dia. Para este ano estão previstas, ainda, apresentações culturais, desenvolvimento de projetos de aprendizagem, construção de brinquedo junto aos pais, dentre outras atividades.

A maioria das atividades do projeto são desenvolvidas ao ar livre, permitindo contato com a natureza e integração entre os alunos, educadores e familiares

Desde a criação do ‘Quintal Brincante’ a unidade, que possui ampla área externa com muito verde, já recebeu o chamado chuveirão (para dias de calor), ‘tanques de areia’, palco para apresentações e intervenções artísticas, além de horta. Tudo resultado do trabalho de escuta junto às crianças e seus familiares.

A modalidade creche da Rede Municipal de Ensino atende crianças com idade entre 2 e 3 três anos, sendo que atualmente cerca de 4.900 são contempladas

CHEF KIDS – Outro projeto inovador de grande destaque, também desenvolvido na unidade, é o ‘Chef Kids: um dia com as tias da copa’, que tem como objetivo estimular o consumo de alimentos saudáveis, assim como promover a integração entre os próprios alunos, professores e família.

Na última edição do projeto, os pequenos aprenderam a fazer a tradicional paçoca

A maioria das experiências de alimentação saudável são feitas com base em receitas nutritivas, que integram o próprio cardápio escolar. O projeto acontece mensalmente no refeitório ou área externa da unidade.

MODALIDADE CRECHE – Este ano, o município está atendendo cerca de 4.900 crianças de 2 a 3 anos em creches municipais e particulares, registrando um aumento de 95% em relação a 2021. Para ofertar ainda mais as vagas, a Prefeitura está construindo mais 12 unidades nos núcleos de Casas Mãe Cidade Satélite, Senador Hélio Campos, Pintolândia e Nova Cidade, além da construção de um novo Núcleo no bairro Jardim Equatorial.

________________________

LINK DAS FOTOS:

Giovani Oliveira – https://flic.kr/s/aHBqjAqNiA

Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjAc7N3