‘Quintal Brincante: creche municipal inova ao criar espaço pedagógico com redário para as crianças

‘Quintal Brincante: creche municipal inova ao criar espaço pedagógico com redário para as crianças
Projeto quintal brincante – Foto: Welika Matos/PMBV/SEMUC

Proporcionar momentos únicos de integração entre as crianças, corpo docente e familiares faz parte da Política de Educação Infantil de Boa Vista. Tendo em vista esse compromisso, as escolas estão sempre buscando inovar na arte de educar, desde os primeiros anos de vida dos alunos.

Nesse sentido, um dos exemplos é o Núcleo de Creches Cidade Satélite II. A gestão da unidade criou por meio do projeto ‘Quintal Brincante’ o espaço com redário. A medida aconteceu depois da solicitação das familias, para que tenha um espaço mais acolhedor.

A aluna inspiradora da iniciativa foi a pequena Louise Leite, de três anos, que assim como outras crianças, amam brincar nas redes em casa.

Conforme a gestora da unidade, Adriana Melo, o cantinho especial é uma forma de proporcionar um ambiente mais agradável.

“Estamos seguindo nossa proposta curricular, criando contextos com intencionalidade pedagógica e também proporcionando um ambiente agradável e familiar para as crianças que estão vindo pela primeira vez para escola, com o intuito de fazer com que elas se sintam em casa”, disse.

Quintal brincante

Criado em abril do ano passado, o projeto ‘Quintal Brincante’ contribui para a aprendizagem, autonomia e desenvolvimento das crianças.

Dessa forma, a ideia é permitir, ainda, o protagonismo dos pequenos, dando a eles a liberdade de expressar suas opiniões, vontades e vivências.

Além disso, o projeto teve seu desenvolvimento com base na escuta das próprias crianças e seus familiares no dia a dia. Para este ano estão previstas apresentações culturais, desenvolvimento de projetos de aprendizagem, construção de brinquedo junto aos pais, dentre outras atividades.

Desde a criação do projeto, a unidade, que possui ampla área externa com muito verde, já recebeu o chamado chuveirão (para dias de calor). Assim como, ‘tanques de areia’, palco para apresentações e intervenções artísticas, além de horta. Tudo resultado do trabalho de escuta junto às crianças e seus familiares.

Chef kids

Do mesmo modo, outro projeto de destaque é o ‘Chef Kids: um dia com as tias da copa’. O principal objetivo é estimular o consumo de alimentos saudáveis, assim como promover a integração entre os próprios alunos, professores e família.

Portanto a maioria das experiências de alimentação saudável são feitas com base em receitas nutritivas, que integram o próprio cardápio escolar. O projeto acontece mensalmente no refeitório ou área externa da unidade.

Modalidade creche

Este ano, o município está atendendo cerca de 4.900 crianças de 2 a 3 anos em creches municipais e particulares, registrando um aumento de 95% em relação a 2021.

Para ofertar ainda mais as vagas, a Prefeitura está construindo mais 12 unidades nos núcleos de Casas Mãe Cidade Satélite, Senador Hélio Campos, Pintolândia e Nova Cidade. Além da construção de um novo Núcleo no bairro Jardim Equatorial.

Fonte: Da Redação