Acolhimento de novos integrantes marca retorno de projetos esportivos em Boa Vista

Acolhimento de novos integrantes marca retorno de projetos esportivos em Boa Vista
Projetos esportivos são uma iniciativa da prefeitura da capital

O acolhimento dos novos integrantes nos projetos esportivos da Prefeitura de Boa Vista, marcou a volta das ações para este ano na capital.

Na segunda-feira (6) integrantes do Centro de Iniciação Esportiva (Ciep) e do projeto Qualidade de Vida foram recebidos pelos professores na Vila Olímpica Roberto Marinho.

Dessa forma, entre antigos e novos integrantes, foram matriculados cerca de 1.800 alunos em ambos os projetos, sendo cerca de 1.300 no Ciep, que atende crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. O projeto Qualidade de Vida, por sua vez, atende o público a partir de 18 anos.

Aprendizagem e acolhimento

Assim, o superintendente de Esportes da Fetec, Gledson Messias, explicou aos pais como seria a primeira semana dos pequenos atletas.

“É durante esse começo que as crianças se conhecem e aprendem mais sobre a modalidade que escolheram. Na segunda semana, as aulas já se tornam mais práticas. E é importante que vocês acompanhem todo esse processo deles”, disse.

Isso não vai ser um problema para a Janaína Araújo. Ela, que é mãe de três filhos, conseguiu matricular dois no Ciep, nas modalidades de futebol e judô. E o pequeno Jerha, de 9 anos, não vê a hora de colocar o kimono. “Ele gosta de luta, então foi o que ele escolheu. Meu outro filho, de 16 anos, é louco por bola. Então foi fácil. O pequeno tem 2 anos, mas quando tiver idade ele vem também”, falou.

Para Janaína, além dos valores de disciplina e trabalho em equipe, a prática esportiva vem como uma aliada no desenvolvimento dos filhos. Sem contar que a Prefeitura não cobra nada. “Ainda cheguei a procurar em locais particulares, mas era inviável. Com três filhos não dá, é muito caro. Então, é uma oportunidade. Estamos todos felizes”, pontuou.

Quem também começou hoje uma nova fase esportiva é a pequena Valentina Pinheiro, de 6 anos, matriculada na ginástica rítmica. O pai, Fabiano Lima, disse que a escolha foi da própria filha. “Ela fazia balé, então vem até como um complemento para o desenvolvimento dela, das habilidades psicomotoras, além de conviver com outras crianças”, contou.

Competições

Por fim, os integrantes antigos dos projetos esportivos também participaram do acolhimento e conheceram os novos colegas.

Um deles é o Caio Trajano, de 10 anos, que iniciou no Ciep há quase cinco anos. O pai, Cirino Trajano, é um dos maiores incentivadores do filho, que já ganhou campeonatos regionais, nacionais e mundiais.

“O impacto na vida dele foi incrível. Ele era muito tímido e o jiu-jitsu transformou ele, melhorando não só em casa, como também na escola. Foram quatro anos sendo invicto em todas as competições. Mas no ano passado, quando ele mudou de categoria, ele perdeu”, disse.

Fonte: Da Redação