Experiências de Boa Vista são referências durante a 1ª Jornada do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Roraima

Visando fortalecer a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em todo o Estado, a Prefeitura de Boa Vista marcou presença durante a 1ª Jornada do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Roraima, que acontece nestes dias 27 e 28. Não só participou como também apresentou as iniciativas de sucesso que têm mudado a vida de milhares de famílias e crianças na capital.

O evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com o Poder Judiciário (RR) começou na segunda, 27, e se encerra nesta terça-feira, 28. O primeiro dia foi marcado por palestras sobre o tema no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. No segundo dia, a comitiva participou de visitações aos serviços de assistência e proteção social às crianças.

O objetivo deste evento em Roraima é articular a atuação integrada da Rede de Proteção para o atendimento às gestantes e crianças na Primeira Infância (PI), tendo como exemplo as experiências de Boa Vista. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, o município tem muito o que contribuir para esse fortalecimento, por desenvolver há quase 10 anos esta importante política pública de primeira infância.

“Desde 2013 desenvolvemos um importante trabalho voltado exclusivamente a primeira infância. O ‘Família que Acolhe’ revolucionou o cuidado com a PI em Roraima e estar aqui hoje para compartilhar essa experiência de sucesso é motivo de muito orgulho para nós. Essa união junto ao Poder Judiciário e demais órgãos e entidades vem para fortalecer, ainda mais, o cuidado e proteção que as nossas crianças tanto precisam e merecem”, explicou.

A programação da 1ª Jornada segue nesta terça-feira, 28, com visitas dos participantes do evento e representantes do judiciário à sede do FQA, Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e Abrigo Infantil Pedra Pintada. A secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres, acompanhou a comitiva nas visitações.

“Fiz uma apresentação no primeiro dia, tratamos sobre a política pública para a Primeira Infância, que a cada ano tem contado com melhorias, a exemplo da descentralização que permitiu maior cobertura e qualidade de vida às famílias atendidas. E hoje, mostramos durante as visitas o que temos feito pela primeira infância em Boa Vista”, disse.

SOBRE O FQA – Desde a implantação do programa mais de 28 mil gestações já foram acompanhadas. São famílias e crianças que tiveram suas vidas transformadas por meio da oferta de serviços integrados nas principais áreas de desenvolvimento, como social, saúde, educação. Até urbanismo, quando se projeta uma cidade para as necessidades de uma criança.

O FQA se consolidou após a descentralização do programa aos Cras, e hoje beneficia mais de 7 mil famílias com os atendimentos pertinho de casa. Além da principal atividade do programa, que são os encontros da Universidade do Bebê e a visitação domiciliar, as famílias desfrutam de diversos outros benefícios, como o enxoval ao final da gestação, serviços de saúde e social, leite para crianças de 1 a 3 anos de idade e a vaga nas creches.