Arthur Henrique se reúne com ministro da Educação em busca de recursos

Arthur Henrique se reúne com ministro da Educação em busca de recursos
Reunião com ministro Camila Santana em Brasília – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito Arthur Henrique (MDB) esteve no Ministério da Educação (MEC) em busca de apoio e recursos para Boa Vista. Ele se reuniu com o ministro Camilo Santana na manhã desta sexta-feira (17).

Entre as pautas, Arthur priorizou a implantação do piso do magistério na rede municipal de ensino de Boa Vista.

“… Um compromisso que obviamente nossa gestão irá contemplar e que já havíamos abordado no início desta semana, no encontro de prefeitos aqui em Brasília. Além disso, é importante ressaltar que estamos cumprindo o cronograma de implantação do PCCR, e temos mantido o diálogo com todas as categorias”, disse.

O prefeito, acompanhado do presidente do MDB RR, Romero Jucá, também apresentou a situação emergencial que a capital vive devido à imigração.

Roraima, apesar de ser o estado com o menor número de municípios do Brasil, concentra cerca de 70% de toda a sua população na capital.

“Com a crise migratória, que começou em 2016, a procura por nossos serviços aumentou muito. E hoje, 17,5% da nossa rede é de crianças venezuelanas”, explicou o prefeito.

Por conta disso, Arthur disse então que pretende investir em novas escolas e vagas para as crianças em Boa Vista.

“Temos cobrado do Governo Federal a compensação dessas despesas e solicitado o apoio para ampliar os investimentos na educação. Já que Boa Vista não possui recursos financeiros suficientes para absorver toda essa demanda. Precisamos, de forma emergencial, construir mais escolas e creches e ampliar o número de vagas imediatamente”.

Jucá destacou que a intenção é manter a qualidade de ensino em Boa Vista. “Boa Vista tem uma das melhores qualidades de ensino do país. E esse encontro serviu para discutirmos as demandas necessárias para ampliarmos o número de vagas, melhoramos a remuneração dos nossos profissionais e, da mesma forma, a qualidade de ensino”, explicou Jucá.

Educação Indígena

Outra pauta importante foi sobre a necessidade de formação de nível superior específica para os professores das comunidades indígenas.

De acordo com Arthur, o Ministro apresentou algumas ações que irão garantir mais recursos para Boa Vista.

“… Para que a educação de Boa Vista continue uma referência. E para que possamos investir ainda mais na ampliação de vagas, na melhoria da qualidade de ensino e na valorização dos profissionais”.

Por Rosi Martins