Moradores do bairro Pedra Pintada receberam os agentes de endemias da Prefeitura de Boa Vista durante o mutirão de combate a dengue no bairro.
A ação ocorreu nesta sexta-feira (17) e mobilizou mais de 70 agentes. Eles percorreram as ruas eliminando criadouros; bem como conscientizaram e conversaram com as pessoas sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Em suma, o bairro Pedra Pintada foi um dos dez bairros que apresentaram um alto índice de infestação do mosquito. Nesse sentido, os dados foram coletados no 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.
Conforme o LIRAa, dos 58 bairros que receberam visitas dos agentes de endemias, 10 se classificaram com alto risco; 29 com médio risco; e 19 com baixo risco para transmissão de dengue, zika e chikungunya.
Mutirão pelos bairros
Segundo Washington Alves, coordenador de Endemias do município, o mutirão é um esforço a mais para não ter um risco de uma epidemia de dengue.
“As visitas domiciliares são realizadas diariamente. Desse modo, os agentes visitam as casas dos bairros que apresentaram o índice alto de infestação. Às sextas-feiras estamos intensificando para alcançar e conscientizarmos o maior número de pessoas”, explicou.
Nesse ínterim, comerciante Elton Silva recebeu os agentes. Para ele o trabalho da equipe é importante, e por isso, os moradores devem colaborar.
“Se cada morador colaborar, ajuda todo mundo e evita problemas. Cada um tem que receber o agente em sua casa, sem reclamar, sem ficar tratando mal. Pois eles estão fazendo seus trabalhos, basta colaborar que todos ganham no final”, observou.
Por fim, os trabalhos de combate continuam diariamente. Na sexta-feira do dia 24, a mobilização vai acontecer no bairro Operário.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista