Prefeitura promove 1º Dia de Campo em Hortifruticultura de Boa Vista

Com a proposta de diversificar a produção da agricultura familiar em Boa Vista, a Prefeitura de Boa Vista promove nos dias 24 e 25 o 1º Dia de Campo em Hortifruticultura de Boa Vista, voltado para produtores rurais, estudantes e profissionais do campo. O evento acontecerá no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na estrada do Bom Intento, Km 5 (RR 321).

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, o evento busca trazer novidades e oferecer alternativas ao agricultor, onde serão apresentadas culturas irrigadas produzidas no verão e os participantes poderão conhecer os experimentos, observando o comportamento das cultivares.

“É importante diversificar o cultivo de hortifruts, buscando cultivares de valor agregado que tenham demanda pela população e com baixa oferta em Boa Vista “. destacou o secretário.

O 1° Dia de Campo busca trazer novidades e oferecer alternativas ao agricultor

Planejamento – As atividades iniciaram no mês de novembro do ano passado com a preparação do solo, onde algumas culturas foram instaladas no início de dezembro e outras posteriormente, para que no período evento estivessem em pleno desenvolvimento ou em fase de colheita.

Palestra – O Dia de Campo também contará com duas palestras gratuitas durante os dois dias do evento, sobre o Cultivo da Cenoura/Cebola ministrada pelo engenheiro Agrônomo Rafael Sales, da Agristar do Brasil e também tomate/macaxeira, ministrada pelo doutor Daniel Schurt da Embrapa- RR.

As novidades serão o cultivo de cenoura ,cebola, brócolis e repolho

Amostras – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará quatro cultivares de macaxeira e ministrará duas palestras: uma sobre o cultivo de tomate e outra sobre o cultivo da macaxeira.

Outras duas empresas privadas também participarão do evento, apresentando seus portfólios de produtos que foram instalados no CDT. Dentre as culturas estão: pepino, abóbora, pimentão, melão, melancia, coentro, cebolinha, quiabo, tomate, jiló, mamão e maracujá. As novidades serão o cultivo de cenoura ,cebola, brócolis e repolho.

Centro de Difusão Tecnológica

O Campo Experimental foi implantado em 2018 por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) e os dados coletados nos ensaios junto ao CDT, hoje servem de base para tomada de decisão tanto da parte técnica da SMAAI, como dos agricultores que buscam essas informações

É no CDT que técnicos da SMAAI estudam e colocam em prática a melhor condução de plantio

Nesse espaço os técnicos da SMAAI estudam e colocam em prática a melhor condução de plantio, seja das culturas irrigadas ou mesmo de sequeiro.

Nos dois últimos anos o Centro de Difusão Tecnológica vem intensificando o campo experimental e como o próprio nome diz a proposta desse é difundir a tecnologia, organizando as pesquisas de campo para que o produtor possa acompanhar os experimentos das culturas, técnicas de manejo e mecanização.

____________________

Fotos (Giovani Oliveira): https://flic.kr/s/aHBqjAwt16