1° DIA DE CAMPO – Palestras e experimentos demonstram o potencial agrícola para variar a cultura de hortifrútis em Boa Vista

E neste sábado, 25, segue a programação do 1° Dia de Campo sobre Hortifrútis de Boa Vista, com diversas palestras voltadas aos produtores, estudantes e profissionais do campo. E quem veio compartilhar experiências, técnicas e conhecimentos sobre hortifruticultura foram os especialistas que entendem do assunto, entre eles, representantes de empresas como Embrapa, Agristar do Brasil, Agrotec, e Potência Agrícola.

O encontro é totalmente gratuito, e acontece no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na estrada do Bom Intento. O evento entrou para o calendário de capacitações do município, cuja a proposta é diversificar a produção agrícola por meio de novas tecnologias e possibilitar a criação de outros polos de produção com novas culturas de cebola, alface, repolho, pimentão, dentre outros.

“São variedades melhoradas e sistemas de produção adaptados a nossa realidade, com baixo custo para o produtor e excelente retorno econômico”, disse o chefe diretor da Embrapa Roraima, Edvan Chagas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das grandes parceiras do evento, com a oferta de palestras e amostras que permitem o compartilhamento de experiências de sucesso adaptadas, como explica o chefe diretor, Edvan Chagas.

“Nosso principal desafio é desenvolver soluções tecnológicas rentáveis para competitividade e sustentabilidade da nossa agricultura em Roraima. São variedades melhoradas e sistemas de produção adaptados a nossa realidade, com baixo custo para o produtor e excelente retorno econômico”, explicou.

“Temos hoje tecnologia e uma forma de manejar o tomateiro que permite uma boa produção”, contou Daniel Schurt, pesquisador da Embrapa Roraima

TECNOLOGIAS ADAPTADAS – O pesquisador da Embrapa Roraima, Daniel Schurt ministra a palestra “Manejo de Murcha Bacteriana no Tomate”, uma doença presente em Roraima que dificulta a produção do alimento. Segundo ele, a empresa já possui uma tecnologia que vem para mudar essa realidade.

“O tomate em Roraima vem praticamente de fora, chegando ao consumidor com preço muito elevado. Temos hoje tecnologia e uma forma de manejar o tomateiro que permite uma boa produção. É uma cultura importante, rentável, o agricultor tem esse mercado e a Embrapa está trazendo essa tecnologia para diminuir as perdas na produção”, disse.

E outro tema que a Embrapa está levando aos participantes é “Cultivares de macaxeira para o Cerrado de Roraima”, tendo em vista o grande consumo na região. A palestra é ministrada pelos analistas da empresa, Admar Bezerra Alves e José Alberto Mattioni.

“A intenção é trazer informações técnicas e opções de plantio rentáveis para Roraima”, explicou Rafael Sales, representante da Agristar Brasil

O evento conta também com a palestra do engenheiro agrônomo Rafael Sales, da Agristar Brasil, uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores e frutas. O tema é “Cultivo de cebola e cenoura”.

“A intenção é trazer informações técnicas e opções de plantio rentáveis para Roraima. Temos hoje um portfólio com 174 opções de cultivo e produção de hortaliças, mostrando para os produtores que em um pequeno espaço é possível fazer um giro rápido. Tudo isso adaptado para a realidade da região”, explicou.

E o público também pôde aprender ainda mais com os temas “Utilização de drone na agricultura”, com o técnico agrícola Ítalo Carvalho e sobre “Manejo das principais pragas do tomateiro”, com o engenheiro agrônomo Fabio Caprioli da FMC Agrícola.

“Essa iniciativa é muito útil, atrativa e importante para que nossos produtores sejam capacitados e possam desenvolver novas técnicas”, falou Macedo, produtor rural

PARTICIPOU E APROVOU – Quem não perdeu a oportunidade de pegar várias dicas foi o produtor da região do Truaru, Antônio Macedo, um dos sócios-fundadores da cooperativa ‘Coopernova’ e coordenador do projeto indígena ‘Tay Tay’, que consiste na produção de diversas variedades de pimenta, comercializadas nas feiras da capital, com o nome de: Canaimé, Malagueta, Olho de Peixe e Murupi.

“Temos muitos produtores na área de hortaliças e hortifrúti e estamos ampliando nossa cooperativa para atender o mercado. Essa iniciativa é muito útil, atrativa e importante para que nossos produtores sejam capacitados e possam desenvolver novas técnicas. Ao mesmo tempo facilita a elaboração de projetos junto a SMAAI”, contou.

Este ano o grande destaque vai para a cultura da cenoura, cebola de cabeça, brócolis e repolho

NOVIDADES – Nos dois últimos anos o CDT vem intensificando o campo experimental e como o próprio nome diz a proposta desse é difundir a tecnologia, organizando as pesquisas de campo para que o produtor possa acompanhar os experimentos de novas culturas, técnicas de manejo e mecanização.

Este ano o grande destaque vai para a cultura da cenoura, cebola de cabeça, brócolis e repolho. Porém, quem passar pelo evento poderá conferir, também, o melão mediterrâneo, variedades de macaxeira, além de quatro novas variedades de batata-doce, sendo uma delas com coloração roxa por dentro e por fora.

__________________________________________

FOTOS (Créditos): Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjAx3YS