‘Bem-Te-Vi’: Prefeitura lança projeto que beneficia alunos com consultas oftalmológicas

‘Bem-Te-Vi’: Prefeitura lança projeto que beneficia alunos com consultas oftalmológicas
Projeto Bem-Te-Vi vai beneficiar todos os alunos do município – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

A Prefeitura de Boa Vista lançou na manhã desta quinta-feira (20) o Projeto ‘Bem-Te-Vi’. O objetivo é beneficiar as crianças da rede municipal de ensino que apresentam problemas de visão. O evento de lançamento ocorreu na Escola Palmira de Castro Machado, no bairro Bairro Araceli Souto Maior.

Nesse sentido, a ação acontece por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura (SMEC) e secretaria municipal de Saúde (SMSA).

Conforme a prefeitura, ocorrerá uma triagem e o mapeamento oftalmológico de todas as crianças regularmente matriculadas na rede municipal. Em seguida, as crianças que apresentarem problemas de visão passarão por consulta oftalmológica.

O Prefeito Arthur Henrique (MDB) destacou que a dificuldade de enxergar gera desinteresse por parte das crianças. Ou seja, o papel da prefeitura é ajudar os pequenos e aumentar o índice de educação da capital.

“A nossa estimativa hoje é que mais de 7 mil crianças que frequentam as nossas salas de aula já tiveram alguma dificuldade de enxergar. Isso gera desinteresse no momento da sala de aula, faz com que a criança tenha dificuldade na interação com os colegas de sala. Então, é um projeto que vai mudar essa realidade. Essa criança vai poder aprender da mesma forma que as outras 40 mil crianças e isso vai melhorar com certeza os índices de educação do município de Boa Vista”, disse.

Além disso, a secretária Municipal de Educação, Maria Consuêlo, destacou que todas as escolas municipais, incluindo também as localizadas em áreas indígenas e do campo vão ter a oportunidade.

“Os estudos apontam que 20% da população apresenta algum problema visual. A gente sabe também que muitas crianças tem dificuldade de aprender. Então todas as crianças, de todas as escolas, tanto a área urbana, rural e indígena vão ter oportunidade se serem atendidas pelo projeto”, informou.

Prefeitura divide o projeto em três etapas

De acordo com a Prefeitura, o projeto acontece em três etapas. A primeira etapa é a triagem e o mapeamento oftalmológico. Em seguida, após a identificação dos problemas de visão, ocorre a consulta oftalmológica.

Dessa forma, caso seja confirmada a necessidade do uso de óculos, a Prefeitura disponibilizará de forma gratuita o acessório. As consultas, assim como a entrega dos óculos acontecerão nas próprias escolas, em até 30 dias após a passarem pela equipe médica.

Par Cristiane Oliveira, que é empresária e mãe do Gustavo de 8 anos, a medida é importante para as famílias que não tem condições de pagar consulta e o óculos.

“Eu moro aqui na na redondeza e eu vejo que é uma necessidade é muito grande. infelizmente os pais não tem condição de poder pagar um exame. Então vai ajudar o aluno a enxergar melhor, a ter um uma leitura melhor em questão da sala de aula”, finalizou.

Por Ian Vitor Freitas