Cabelos de Prata: idosos têm semana marcada por diversão com jogos sociais e esporte adaptado

Cabelos de Prata: idosos têm semana marcada por diversão com jogos sociais e esporte adaptado
Projeto Cabelos de Prata é uma iniciativa da Prefeitura da capital/Foto: Divulgação Semuc

Os idosos do Cabelos de Prata, projeto da Prefeitura de Boa Vista, tiveram uma semana cheia de diversão. O evento ocorreu nos dias 17 a 20 deste mês e inclui modalidades esportivas como handebol, vôlei, boliche e basquete para idosos. 

Este é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um conjunto de serviços que ocorre em grupos que visa a convivência social, direito de ser e participação social. Além disso, a A chegada da terceira idade não precisa ser motivo de preocupação. Durante a vida, o corpo humano passa por mudanças e a continuidade de atividades e exercícios físicos gera um envelhecimento saudável.

Segundo a gerente do CRAS Pintolândia e responsável pela ação, Gisele Leitão, o objetivo é fazer com que todos sintam-se acolhidos. Ela também afirma que dentre os idosos estão pessoas com deficiência (PcD), que contam com o auxílio dos educadores sociais. Ou seja, ninguém fica de fora.

“Eles amam. Adoram. Nos dizem que, neste momento, esquecem dos problemas e ficam felizes. As atividades são voltadas para qualidade de vida, questão cognitiva e memória. Buscamos melhorar o percurso da terceira idade para aqueles que não estão mais em atividade laboral terem a oportunidade de conversar e trocar experiências”, disse Gisele.

Saúde e bem-Estar

A educadora social Dilça Vieira de Araújo é graduada em educação física e relatou que o CRAS Pintolândia muitas vezes recebe idosos com hipertensão e glicose alta. “Com as dinâmicas, durante o exercício físico, a pressão normaliza e a qualidade de vida dos integrantes melhora. Afinal de contas, pessoas idosas não deixam de experimentar os prazeres da vida”, ressaltou.

Além do esporte adaptado, o CRAS Pintolândia também oferece dança, teatro, trabalhos manuais, quadrilha e outras programações voltadas para a diversão e qualidade de vida na terceira idade. A educadora social explica que o espaço possui três idosas com mais de 100 anos. “Nós podemos fazer tudo com o idoso desde que saibamos adaptar para a idade”, afirmou Dilça.

Sobre o Cabelos de Prata

O projeto foi implantado em 2001 e regulamentado em março de 2006. Atende idosos a partir de 60 anos e atualmente são mais de 1.400 integrantes no município. Cada CRAS é responsável pelo planejamento de atividades recreativas e associativas de esporte, lazer, cultura e dança. O foco é contribuir no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia, prevenção de risco social, fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.

Para os idosos em situação de vulnerabilidade social, o Cabelos de Prata oferece uma bolsa no valor de R$300, que contemplam 981 pessoas. Para receber o benefício, basta se cadastrar nos CRAS e em seguida passar pela avaliação. Os requisitos são: ter mais de 60 anos, morar em Boa Vista, frequência nas atividades e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Fonte: Da Redação