Unimed volta a ficar inadimplente e compromete tratamento de pacientes com autismo em RR

Unimed volta a ficar inadimplente e compromete tratamento de pacientes com autismo em RR
Sede Administrativa da Unimed em RR – Foto: Reprodução

Clínicas que prestam atendimento a crianças autistas por meio do plano de saúde da Unimed Fama comunicaram a suspensão dos serviços médicos e terapêuticos. Isso porque a unidade deixou de realizar os pagamentos mensais.

Comunicado de suspensão – Foto: Arquivo

A advogada Yonara Varela explicou que o problema pode ocasionar a perda das vagas dos pacientes, além de comprometer os tratamentos. Ela representa 22 crianças que passam pela situação.

“Além da criança perder o tratamento e ter aquela perda cognitiva do acompanhamento, ela também corre o risco de perder a vaga. E hoje nossa maior demanda é terapia ocupacional e ela não está sendo atendida por falta de vaga e profissional no estado de Roraima. Então aquela criança que vem fazendo acompanhamento e já tem um vínculo terapêutico com o profissional, ele corre o risco de perder. Perder as habilidades adquiridas, perder a vaga e, consequentemente, ter o tratamento completamente prejudicado”, disse.

O mesmo ocorreu em março de 2022, quando a Unimed ficou inadimplente com as clínicas desde janeiro daquele ano. Assim, os pacientes ficaram desassistidos, mesmo pagando pelo plano de saúde, o que gerou revolta entre os pais.

Foram realizadas várias manifestações para que a rede privada regularizasse as dívidas. Diante disso, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a unidade de saúde, o Procon Municipal, Ministério Público de Roraima (MPRR) e seis clínicas conveniadas.

À época, estabeleceu-se acordo entre as partes para retomada dos atendimentos. Dessa forma, em caso de descumprimento, a Unimed pode receber multa diária de R$ 5 mil.

Conforme a advogada, o Procon Municipal tem ciência da situação e já notificou a Unimed para que dê cumprimento ao TAC.

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Unimed Fama para posicionamento e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação