Residências de quatro bairros em Boa Vista recebem serviço de borrifação para prevenir e combater malária

Residências de quatro bairros em Boa Vista recebem serviço de borrifação para prevenir e combater malária
Os agentes já realizam a ação nas residências – Foto: Leo Costa/PMBV/SEMUC

A Prefeitura de Boa Vista iniciou o 1º Ciclo de Borrifação Intradomiciliar para prevenção e combate à malária. A ação conta com apoio dos agentes comunitários de endemias (ACEs) e ocorre em 4 bairros com área de risco para a doença.

De acordo com o supervisor geral de Endemias, Creomar Oliveira Silva, os bairros com riscos são Equatorial, Jardim Caranã, União e Sílvio Leite. O levantamento faz parte da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonozes do município (UVCZ).

“Os bairros identificados com áreas de riscos para o vetor transmissor da malária são Equatorial, Jardim Caranã, União e Sílvio Leite”, informou.

Prefeitura pede a participação de todos

Os agentes de endemias vão de casa em casa, levando o inseticida para fazer a borrifação nas paredes das residências.

Ainda conforme o supervisor, o inseticida é importante para combater o mosquito, destacando também que não faz mal para as pessoas e, por isso, é importante a colaboração de todos.

“O mosquito tem contato com o inseticida que fica nas paredes, leva o veneno nas patas e morre, interrompendo o ciclo. O inseticida não é perigoso para as pessoas, é nocivo apenas para os mosquitos. É uma ação que tem que ter a participação de todos para conseguirmos combater a malária ”, explicou.

Estatísticas sobre a malária

De acordo com a UVCZ, nos quatro primeiros meses desse ano, 4.247 pessoas testaram positivo para malária, sendo que 205 contraíram em Boa Vista. Os números são maiores do que o mesmo período do ano passado, quando 4.105 exames deram positivo, sendo que 125 faziam parte de casos contraídos na capital.

O morador do bairro Jardim Caranã, Diecley Costa, se preocupa com esse aumento e abriu as portas de casa para receber os agentes de endemias.

“É bom esse trabalho de borrifação feito pela prefeitura, para não aumentar mais os casos de malária e proteger nossos filhos”, declarou. 

Do mesmo modo, a aposentada Hermínia Coutinho, de 84 anos, também recebeu os agentes de endemias. “Quero essa doença bem longe da minha casa, já tive muitos casos de malária na família e eu não quero pegar essa doença”, disse ela.  

Transmissão e tratamento da doença

A malária é uma doença infecciosa transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles, infectadas pelo protozoário Plasmodium.

Os principais sintomas da doença são: febre alta, calafrios, tremores, suor e dor de cabeça.  O mosquito também é conhecido como carapanã, muriçoca, mosquito-prego e bicuda. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer.

Ainda não existe vacina contra a malária. No entanto, o tratamento é eficaz e os medicamentos estão disponíveis gratuitamente na rede básica de saúde do município.

Além disso, é importante lembrar que se não for tratada, a malária pode matar. Portanto, em caso de suspeita dos sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para descobrir se está com a doença.

Fonte: Da Redação