Calendário tributário: contribuintes podem imprimir boletos do IPTU e taxa de coleta de lixo

Calendário tributário: contribuintes podem imprimir boletos do IPTU e taxa de coleta de lixo
documentos do IPTU e taxa de coleta de lixo/Foto: divulgação Semux

O calendário tributário tem previsão do pagamento em cota única ou a 1ª parcela do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) a partir do dia 12 de maio. Vale lembrar que os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão desconto de 10%. 

Dessa forma, a Prefeitura de Boa Vista, colocou à disposição dos contribuintes os boletos. Eles podem ser imprimidos por meio do site https://boavista.saatri.com.br/. Para isso, basta inserir o CPF e o número de inscrição do imóvel para obter o boleto. Os documentos também estão sendo enviados para as residências via Correios.

Compromisso com

“Estamos comprometidos em facilitar o acesso dos contribuintes aos boletos municipais e garantir que todos tenham a oportunidade de cumprir suas obrigações financeiras. É por isso que disponibilizamos várias formas de acesso como a opção de impressão. Além do envio pelos Correios. Com essa diversidade de canais, queremos oferecer comodidade e praticidade aos cidadãos”, disse o secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius.

Inserção de impostos

Do mesmo modo, os contribuintes que desejam solicitar isenção do IPTU referente ao exercício de 2023 devem formalizar o pedido até 30 de junho. Quem tem direito são os aposentados ou pensionistas que sejam proprietários de único imóvel com renda familiar de R $4.550,60.

Além disso, outra opção é a isenção por área, quando o contribuinte possui um único imóvel com área edificada de até 60m² em terreno com no máximo 500m². Assim, a solicitação pode ser feita online ou então presencial na sede da secretaria. Ela está localizada na Rua Coronel Pinto, 188, Centro.

Arrecadação 2023

Por fim, a previsão é arrecadar R$ 51 milhões, recursos destinados para a educação (25%), saúde (16,5%) e à assistência social (5%). A prefeitura usa o valor nas despesas diversas como obras do município. Além de manutenção de praças, ruas, drenagem e outras despesas administrativas. Por isso, é importante o contribuinte está atendo ao calendário tributário.

Fonte: Da Redação