Maquinários do município operam em mutirão para início do plantio 2023 em Boa Vista

Maquinários do município operam em mutirão para início do plantio 2023 em Boa Vista
Maquinário auxilia na produção de soja em Boa Vista – Foto: Divulgação/PMBV

As últimas semanas do mês de maio já mostram que o período de inverno chegou em Boa Vista e é nas ‘janelas’ de sol, que a Prefeitura inicia um mutirão de plantio com maquinários de alta tecnologia nas áreas rurais e indígenas. Um serviço que também está acontecendo no Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), com cultivares que serão expostos no AGROBV2023.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), Guilherme Adjuto, nos últimos dois anos, a Prefeitura contribuiu com o plantio em mais de 500 hectares plantados. Atendendo assim a mais de 330 famílias que fazem parte do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Além disso, investiu em mais de R$ 7milhões em insumos (calcário, fertilizantes e sementes), além de quase R$5 milhões em máquinas e implementos.

“A prefeitura fornece todo o suporte e assistência técnica nas lavouras do projeto de Culturas de Inverno. Fazemos todo o acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio. E isso reflete o compromisso e o trabalho com planejamento de ações, que garantem o aumento de produtividade nas três áreas: do campo, indígenas e também no Campo Experimental”, destacou.

Início do plantio

Gilberto Uemura é um dos produtores de soja de médio porte, que nos últimos três anos vem recebendo o apoio da Prefeitura com maquinários, que são utilizados desde o preparo do solo até o plantio. Sua propriedade fica na vicinal do Carrapato, região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista.

A primeira safra do produtor foi em 2004, mas parou em 2009, pois na época estava inviável o cultivo. Já em 2020, decidiu retornar com 100 hectares plantados de soja. Ele destaca que é o terceiro ano que a Prefeitura auxilia seu plantio, com trator e plantadeira, que esse ano auxiliará no plantio de 300 hectares.

A colheita, de acordo com o produtor, está prevista para o final do mês de agosto. Hoje o custo de produção de soja está em torno de 43 sacas por hectares. Ano passado, ele chegou a colher 55 sacas e a sua previsão é fechar com 10 sacas a mais em 2023.

“Realmente essa plantadeira da Prefeitura, veio em um momento certo e nos preparamos antecipadamente. O melhor é que essa plantadeira opera com perfeição, possibilitando uma lavoura mais uniforme, sem falhas, superando a atual que eu possuo. Sem essa ajuda da Prefeitura, nosso plantio demoraria muito mais. Só tenho a agradecer por esse apoio dado pelo município de Boa Vista”, disse o produtor.

Fonte: Da Redação