Quadrilhas mostram preparo para o Boa Vista Junina 2023 em ensaios abertos à comunidade

Quadrilhas mostram preparo para o Boa Vista Junina 2023 em ensaios abertos à comunidade
Ensaio aberto para o Boa Vista Junina 2023 – Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

A Praça Clotilde Duarte de Oliveira, no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista, recebeu no final de semana quatro quadrilhas do grupo especial para os ensaios abertos. No sábado (27), o público acompanhou de perto a animação do “Agitação Caipira” e “Coração Caipira”. Já no domingo (28), foi a vez do “Garranxê” e da “Zé Monteirão” mostrarem uma prévia de suas apresentações para o Boa Vista Junina 2023.

Conforme o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultuar (Fetec), José Diego da Silva, a ideia é democratizar ainda mais a festa. E, dessa forma, promover inclusão e valorização à diversidade cultural da capital.

“Estamos trazendo um pouco do que as quadrilhas estão trabalhando para a população ter uma prévia do que vai ser o Boa Vista Junina 2023. Além de aproximá-los das produções culturais, nós estamos também ativando a economia local”, disse.

Prova disso é o vendedor ambulante Antônio Romão, que aproveitou a oportunidade para vender suas pipocas. “É muito bom quando muitas pessoas se reúnem aqui na praça nesses eventos da prefeitura. O movimento aumenta e as vendas são boas”, festejou. 

Integração

A quadrilha Coração Caipira deu o tom dos festejos juninos na capital. O presidente Francisco Chagas contou que o grupo trabalha na produção da nova coreografia há quatro meses.

“A estreia sempre deixa o grupo nervoso, apesar de ser apenas um ensaio foi muito importante para a gente ajustar alguns detalhes”, contou.

Da mesma forma, a quadrilha Agitação Caipira também mostrou as novidades que levará para o Boa Vista Junina este ano. Para o presidente Douglas da Silva, o ensaio aberto é um momento de integração e expectativa.

“É a primeira vez que a gente vê um ‘pré-junino’ na nossa cidade. É muito bom para o público que não consegue chegar ao Boa Vista Junina. A prefeitura está de parabéns. Que o evento se estenda a todos os bairros da capital”, afirmou. 

Enquanto os grupos se apresentavam, amigos, familiares e moradores do bairro, como a camareira Leci de Souza, assistiam de perto cada detalhe. Ela levou a família inteira para a praça. “Eu achei o máximo as apresentações. Gostei muito! Ainda não tinha visto nada assim por aqui”, contou.

De acordo com a presidente da quadrilha Garranxê, Karina Ferreira, o ensaio aberto ajuda a preparar quem se apresentará pela primeira vez no tablado do Maior Arraial da Amazônia.

“Os quadrilheiros começam a se adaptar com as apresentações e com o público. Muito boa essa ideia da prefeitura de trazer o nosso movimento para perto da população” disse.

Quem também contagiou o público foi a Zé Monteirão, que deu um “spoiler” do que vem por aí.  “A gente precisa ter contato com o povo. O ensaio aberto nos proporciona isso. Mostramos um pouco do que estamos fazendo e quebramos o gelo dos brincantes. A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, ressaltou a presidente Lulia da Silva.

Calendário de ensaios para o Boa Vista Junina 2023

No próximo final de semana tem mais, será na Praça principal do Cidade Satélite com os grupos Sinhá Benta, bem como Eita Junino, Amor Caipira e Explosão Caipira.

Fonte: Da Redação