MDB entrega carta de propostas de Boa Vista como contribuição para elaboração do Plano Plurianual do Governo Federal

MDB entrega carta de propostas de Boa Vista como contribuição para elaboração do Plano Plurianual do Governo Federal
Romero Jucá e Arthur Henrique ao lado do ministro Márcio Macedo – Foto: Divulgação

O MDB entregou nesta sexta-feira (2) uma carta de propostas locais como contribuição à elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. O documento é assinado pelo presidente estadual do partido, Romero Jucá, pela deputada federal Helena Lima, pelo prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique e pela ex-prefeita da capital, Teresa Surita.

O texto, entregue pessoalmente ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, aborda seis tópicos e inclui propostas para o enfrentamento à problemas sociais como déficit habitacional, suporte para melhoria dos serviços públicos, obras estruturantes e geração de emprego e renda.

Propostas

Romero Jucá destacou propostas que incluem a questão energética em Roraima, o asfaltamento da estrada da Guiana, Saúde, Educação e Imigração.

“Nós queremos que o Governo Federal financie ações que são estratégicas para melhorar a vida do povo de Roraima. Entre elas, a questão da energia, claro, mas uma energia que seja rápida. Nós queremos uma logística para melhorar as estradas de Roraima e também o asfaltamento da estrada da Guiana […] Nós queremos uma educação de qualidade, nós queremos saúde […] Nós queremos o desenvolvimento econômico, nós queremos a questão da exploração mineral legalizada, regularizada dentro da lei, nós queremos educação e saúde para Boa Vista de forma mais forte para atender os imigrantes que estão vindo, que é um número muito grande.”, disse.

Da mesma forma, o prefeito Arthur Henrique salientou a importância da vinda do Governo Federal até Boa Vista para ouvir a demanda da população de forma direta.

“Nós organizamos uma carta para já deixar nas mãos do ministro Márcio Macêdo, as ações importantes, tanto de curto, quanto de médio e longo prazo para que seja garantido recursos para os próximos 4 anos do governo federal. E para resolver os principais problemas daqui do nosso estado, daqui de Boa Vista“, ressaltou.

‘PPA participativo’

Já o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente Lula da Silva (PT) pela efetuação de um “PPA participativo”. Além disso, ele comentou sobre a interligação do sistema de energia do Estado com a Venezuela.

“A gente está recebendo o ministro Márcio Macedo aqui no nosso estado. E também parabenizar o presidente Lula por estar efetuando um PPA participativo. O PPA federal ouvindo todos os estados do Brasil […] É muito importante também a interligação do sistema de energia do Estado de Roraima com a energia da Venezuela para que a gente tanto possa importar como exportar energia, tanto para o restante do Brasil como para a Venezuela também”, pontuou.

Confira as propostas do MDB ao PPA:

Transporte/logística:

  • Ligação da BR-210 com o Pará. Continuidade a partir de Jatapu, no município de Caroebe;
  • Requalificação da BR-174 Norte (Serra Pacaraima), e no Sul – Fronteira com o Amazonas, com a mudança do piso para concreto, adaptado para a capacidade de carga de grandes carretas.

Energia:

  • Construção do Linhão de Tucuruí de Manaus para Boa Vista;
  • Inserção da matriz energética do gás e petróleo através da Guiana.

Comunicações

  • Ligação segura e de qualidade de internet em todo estado.

Economia

  • Renovação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE de Boa Vista (Área já adquirida e processo de licitação pronto);
  • Formação de mão de obra para o desenvolvimento em parceria com o sistema misto com o reforço do sistema S, dando prioridade aos brasileiros;
  • Pacificação e solução do comércio da fronteira com a Venezuela;
  • Solução para a exploração mineral respeitando as leis;
  • Fortalecimento da agricultura familiar – ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos e Implantação de Mecanização da terra em áreas degradadas.

Social

  • Reforço do investimento federal em educação e saúde. Atendimento especial para fazer face ao aumento da migração venezuelana (março de 2023 foi o mês que mais entrou imigrantes registrados – 17.000). Se continuar esse fluxo, em 10 meses, a população de Boa Vista terá aumentado em 30%;
  • Capacitação de mão de obra para o trabalho atendendo o contingente de desempregados e despreparados;
  • Implementar um forte programa habitacional para fazer face ao crescimento desordenado e as condições crescentes de moradores de rua ou invasores venezuelanos (a Prefeitura de Boa Vista já dispõe dos terrenos para a construção);
  • Regularização de exploração mineral através de cooperativas, fora das áreas indígenas, visando a ocupação econômica e a geração de renda para a população mais pobre;
  • Programa de fortalecimento da educação indígena com a aprovação do Projeto de Federalização da Educação Indígena, assim como foi feita na saúde, ficando à cargo do Ministério da Educação, considerando que as prefeituras não têm condições de suportar a oferta deste serviço com qualidade;
  • Programa de desenvolvimento da economia indígena, levando em conta as potencialidades de cada comunidade (PRONAF indígena).

Desenvolvimento urbano/cidades

  • Investimentos estruturantes na capital Boa Vista para fazer face ao crescimento desordenado trazido pela migração, incluindo a implementação de novas vias e bairros, com asfalto, drenagem e iluminação.

Fonte: Da Redação