Profissionais do município recebem treinamento para a prevenção e o combate à Mosca da Carambola

Profissionais do município recebem treinamento para a prevenção e o combate à Mosca da Carambola
Encontro contou com a presença de técnicos e engenheiros agrônomos – Foto: Ian Vitor Freitas/ PMBV/SEMUC

A Prefeitura de Boa Vista realizou nesta quinta-feira (31), um treinamento com técnicos e engenheiros agrônomos da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). O objetivo da reunião é informar os profissionais sobre as medidas necessárias para combater a propagação da mosca da carambola.

A ação ocorreu no auditório da Superintendência Federal de Agricultura em Roraima, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em abril deste ano, o Mapa classificou o Estado de Roraima como área sob quarentena. Ou seja, significa que os frutos hospedeiros como acerola, manga e caju, não podem ser comercializados para outros estados.

Nesse contexto, a capacitação dos técnicos da SMAAI desempenha também o papel de permitir a transmissão dos conhecimentos aos agricultores afetados pela impossibilidade de exportar seus produtos. São eles que estão na linha de frente, em contato diário com os produtores.

Importância do combate a mosca da carambola

De acordo com o secretário adjunto da SMAAI, Cezar Riva, a capacitação em parceria com o Mapa é importante para os agricultores.

“Primeiramente por que eleva o nível de conhecimento dos nossos profissionais. Depois pela oportunidade de repassar estes conhecimentos aos agricultores que produzem as frutas e sofrem as consequências financeiras por não conseguirem exportar para outros países os produtos da lista de restrição”, declarou.

Cezar explicou ainda que, esta restrição impede o trânsito e comercialização até com cidades próximas, como Manaus, grande centro consumidor.

“Multiplicar as informações obtidas nesta capacitação é de suma importância para que todos os envolvidos possam atuar de forma preventiva. Para que quando detectada a presença da praga em suas propriedades, saibam como agir para eliminar corretamente os frutos que contenham ovos depositados. Reduzindo assim a proliferação da mosca”, disse.

Conforme o Superintendente Federal da Agricultura em Roraima, Plácido Alves, a parceria entre as entidades possui grande potencial para beneficiar a população de Boa Vista.

“Na capital, o trabalho é mais intenso e a população tem receio de abrir suas casas. Estamos fazendo um trabalho em conjunto para esclarecer que essa praga afeta diretamente a agricultura familiar, e poder somar com a prefeitura é fundamental para que haja um maior contato com estes produtores”, disse.

Quem aproveitou este momento de aprendizado foi o engenheiro agrônomo, Roy Rogers, que compartilhou sua perspectiva.

“Estamos agregando um pouco mais de experiência e vamos afinar isso para poder levar para a população em geral, conscientizá-la em relação ao controle da Mosca, e assim, abrir as portas do mercado das frutas para outras regiões”, disse.

Fonte: Da Redação