Alunas da rede municipal de Boa Vista vão representar RR no prêmio ‘MPT na Escola’

Alunas da rede municipal de Boa Vista vão representar RR no prêmio ‘MPT na Escola’
Alunas da rede municipal/Foto: Divulgação PMBV

As alunas da Escola Municipal Frei Arthur Agostini, Jady Pereira e Maria Eduarda Gonçalves, foram as grandes vencedoras da categoria contos da etapa regional do Prêmio MPT na Escola 2023, onde contaram uma história abordando sobre o fim do trabalho infantil. O evento aconteceu nesta quarta-feira, (11) no Teatro Escola do Teatro Municipal de Boa Vista.

O texto de autoria das próprias alunas, tem como tema “Alegrolândia, a cidade de todas as crianças”, que conta a história de crianças determinadas a enfrentar corajosamente o senhor Ganância, com a ajuda da fada Esperança, que busca acabar com o trabalho infantil em uma pequena cidade.

Além do destaque regional, as alunas também foram selecionadas, entre todas as categorias, para representar Roraima na etapa nacional do prêmio. Emocionada, a pequena Jady Pereira comentou o resultado.

“Estou muito feliz em ter ganhado junto com minha amiga o primeiro lugar, é muito emocionante”, disse. Já Maria Eduarda, comemorou a classificação para a etapa nacional. “Foi incrível escrever essa história e agora saber que vamos para a etapa nacional é demais”, declarou.

Combate ao trabalho infantil

O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em todo o Brasil. O objetivo é sensibilizar e educar estudantes da rede pública sobre o combate ao trabalho infantil. “Em Boa Vista, mais de 12 mil crianças da rede municipal de ensino participaram, sendo 6.078 alunos do 4º ano e 6.245 do 5º ano do ensino fundamental”, explicou a Coordenadora Municipal Local do Projeto, Deigla Cavalcante.

Logo, a premiação é dividida em quatro categorias: conto, poesia, desenho e música. Como resultado, os vencedores de cada categoria ganharam um tablet, os que ficaram em segundo lugar um celular e os que ficaram em terceiro, ganharam uma mochila com materiais escolares. Os professores e coordenadores responsáveis pelo projeto vencedor de cada categoria, ganharam a quantia de R$ 1 mil.

Do mesmo modo, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT/PRT11), Jorsinei Dourado do Nascimento, destacou a importância do tema.  “O objetivo desse projeto é abordar a temática do combate ao trabalho infantil, ensinando a identificar o que constitui trabalho infantil, como proceder, quais órgãos de controle estão envolvidos e desmistificar concepções errôneas relacionadas ao tema”, afirmou o procurador.

A iniciativa

Assim, a iniciativa, que também conta com o apoio do Rotary Club, consolida-se como uma ferramenta eficaz na sensibilização sobre o trabalho infantil. Logo, a secretária de educação e cultura de Boa Vista, Consuêlo Sales, afirmou que a temática é discutida nas escolas com as crianças em uma abordagem lúdica, de fácil entendimento para que elas compreendam e aprendam a identificar situações assim no cotidiano.

“Estudos recentes do IBGE revelam que mais de 1,8 milhão de crianças e adolescentes estão sujeitos ao trabalho infantil no Brasil. Ter essa temática incorporada ao currículo escolar é uma maneira de conscientizar sobre o problema e trabalhar de forma lúdica para sua erradicação”, disse.

Confira os vencedores em cada categoria:

  • Conto
  • 1º lugar – “Alegrolândia, a cidade de todas as crianças” (Alunas: Jady Pereira e Maria Eduarda Assunção Gonçalves – Escola Municipal de Boa Vista Frei Arthur Agostini)
  • 2º lugar – “O menino na carvoaria” (Aluno: Isaac Vendren Amorim Rocha Lima – Escola Municipal de Boa Vista Menino Jesus Praga)
  • 3º lugar – “Criança que trabalha tem atraso na vida” (Alunos: Mariane Aleixo e Kelry Cavalcante Ribeiro – Escola Municipal do Campo Balduíno Wottrich)
  • Desenho
  • 1º lugar – “Trabalho de adulto não é para criança” (Aluno: Maurício do Carmo – Escola Municipal Centenário de Boa Vista)
  • 2º lugar – “O caminho da criança, deve ser a escola!” (Aluno: Jonathan Jesus Marcano Garcia – Escola Municipal do Campo Balduíno Wottrich)
  • 3º lugar – “Trabalho infantil” (Aluno: Railson de Sousa Lima – Escola do Município de Boa Vista Juslany de Souza Flores)
  • Música
  • 1º lugar – “O trabalho infantil” (Alunos: João Batista Correa e Dan Filipi Brito de Assis – Escola Municipal Centenário de Boa Vista)
  • 2º lugar – “Trabalhar é pra adulto” (Aluna: Giovanna Emanuelly Dias Pacheco – Escola Municipal Centenário de Boa Vista)
  • 3º lugar – “Trabalhar é pra gente grande” (Alunos: Carla de Almeida, Isabelly Vieira, Ruth Freire, Matheus Queiroz e Ana Vitória – Escola do Município de Boa Vista Newton Tavares)
  • Poesia
  • 1º lugar – “Ninguém sabe? Ninguém vê?” (Aluna: Angelys Camila Alejandra Mora – Escola Municipal Frei Artur Agostini)
  • 2º lugar – “Trabalho infantil. Não!” (Aluna: Alice Vitória dos Santos Teles – Escola Municipal Cunhatã Mirim)
  • 3º lugar – “Trabalho infantil? Nem brincando!” (Aluna: Luanna Belly Dantas – Escola Municipal Menino Jesus de Praga)

Fonte: Da Redação