Procon Boa Vista orienta consumidores sobre atenção durante compras natalinas

Pesquisa de preços, promoções e bom senso na hora das compras estão entre as principais recomendações

Procon Boa Vista orienta consumidores sobre atenção durante compras natalinas
Compras de natal – Foto: Andrezza Mariot/PMBV/Semuc

A temporada de confraternizações de fim de ano já começou e, por isso, para que os consumidores façam suas compras com segurança, o Procon Boa Vista traz algumas dicas importantes que vão orientar na escolha dos itens e dos locais onde adquirir os produtos.

  • 01 – Pesquisar os preços no mercado – Antes de ir às compras, o consumidor deve antes fazer uma pesquisa de preços dos produtos que deseja adquirir. Assim, deve comparar os valores à vista e a prazo e se as formas de pagamento (em espécie, no débito, crédito ou PIX) influenciam no valor final.
  • 02 – Evitar compras de última hora – Fazer compras de última hora pode levar tanto a decisões impulsivas e gastos desnecessários quanto a “surpresas” com possíveis valores “fora do comum”. Por isso, o bom é planejar as compras com antecedência para evitar esses tipos de situação.
  • 03 – Vai parcelar? Pense bem antes! – Se tem algo que deixa todo brasileiro com as contas no vermelho chama-se “cartão de crédito”. É bom? Muito! Porém, é preciso cautela. Ao optar por parcelar as compras, o consumidor deve certificar-se de que as parcelas cabem no orçamento. Dessa forma, evita-se comprometer a renda familiar com dívidas excessivas. Outra medida importante é evitar gastar mais do que pode pagar. Ou seja: um consumidor consciente estabelece um limite de gastos para as compras.
  • 05 – A reputação do vendedor é importante – Antes de comprar de um vendedor ou site desconhecido, é preciso pesquisar sobre sua reputação. Assim, o consumidor deve ler avaliações de outros clientes e verificar se há reclamações sobre a empresa. Outra medida importante é consultar o CNPJ de quem está vendendo o produto, especialmente sites. Através de portais como o Site Confiável e o Reclame Aqui é possível saber quem está por trás da “venda”.

Dicas para compras onlines, políticas de troca e outras

  • 06 – Cuidado com links suspeitos – Ao fazer compras online, é de alta prioridade ter cuidado redobrado com links suspeitos, principalmente os que são enviadas via redes sociais ou aplicativos de mensagens. Assim, deve-se evitar clicar em links desconhecidos e verificar se o site é seguro antes de fornecer dados pessoais.
  • 07 – Esteja atento às políticas de troca – Cada loja adota sua política de devolução e, por isso, é preciso verificá-la antes de fazer as compras. Isso pode evitar problemas caso seja preciso trocar ou devolver algum produto. 
  • Nas compras pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento dentro de sete dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura de um contrato, caso o consumidor constate algum problema ou não goste da mercadoria.
  • 08 – Muita atenção aos produtos em promoção – Às vezes “o barato sai caro”, como diz o jargão popular. Dessa forma, produtos vendidos com preços bem abaixo de seu valor de mercado podem vir com alguma “pegadinha”. Podem estar vencidos, danificados ou apresentar pequenos defeitos, especialmente mercadorias de mostruário.
  • Para evitar transtornos, importante solicitar que o estado geral do produto seja especificado no pedido ou na nota fiscal e que se faça constar as possíveis condições para troca.
  • 09 – Documente todas as etapas da compra – Nunca é demais se prevenir de possíveis embaraços. Por isso, é importante guardar todos os comprovantes de compra, recibos e contratos. Isso pode ser útil caso seja necessário fazer uma reclamação ou troca posteriormente. E, mais ainda: exija a nota fiscal, que pode ser física, eletrônica ou ser um documento de valor equivalente!
  • 10 – Se possível, priorize produtos locais e artesanais – Ao fazer suas compras, o consumidor deve considerar apoiar pequenos negócios locais e artesãos. Além de adquirir presentes únicos, tal atitude representará uma importante contribuição para a economia local. E, considerando que Boa Vista é um verdadeiro polo de atividades empreendedoras, nada melhor que apoiar as iniciativas da terra.

Procon BV

Caso o consumidor tenha dúvidas ou precisar de ajuda com alguma demanda, pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail [email protected] ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista –https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba “Direito do consumidor”.

Fonte: Da Redação

#Boa Vista#Prefeitura de Boa Vista#Procon BV#Roraima#Roraima em Tempo

Veja também

Comentários