Censo Previdenciário para servidores municipais começa nesta segunda-feira em Boa Vista

Censo Previdenciário para servidores municipais começa nesta segunda-feira em Boa Vista
Censo Previdenciário – Foto: Diane Sampaio/PMBV/Semuc

A Prefeitura de Boa Vista inicia a partir da próxima segunda-feira (22), o Censo Previdenciário dos servidores públicos ativos, aposentados, pensionistas e seus respectivos dependentes da administração direta e indireta do município. A medida ocorre para atualizar o banco de dados sobre informações relacionadas ao funcionalismo público municipal.

A primeira fase ocorre por meio de agendamento do censo que estará disponível até o dia 23 de março no endereço eletrônico. Em seguida, o servidor passará pelo atendimento presencial, que ocorrerá em quatro polos.

De acordo com o presidente do Regime Previdência Social Dos Servidores Públicos Municipais (Pressem), Kleiton Pinheiro, todos os servidores devem passar pelo censo.

“O censo é obrigatório para todos os servidores e busca facilitar o planejamento financeiro, colaborando para determinar o montante de recursos e contribuições necessárias ao pagamento de aposentadorias e pensões a serem concedidas no presente e futuro”, disse.

Como funciona o Censo Previdenciário?

Os servidores efetivos ativos, aposentados e pensionistas, que previamente fizerem o agendamento eletrônico de atendimento presencial, terão o período entre os dias 29 de janeiro e 22 de março para o recenseamento. Além disso, devem comparecer munidos de seus documentos e passar pela entrevista de cadastramento, como também o recadastramento previdenciário.

Para os servidores lotados fora de Boa Vista, bem como em situação funcional de cessão, poderão fazer o recenseamento no formato online. O endereço para a ação é o mesmo link disponibilizado para agendamento no período de 11 a 22 de março. Outra forma é por meio de procuração pública, desde que seja feita especificamente para o Censo.

Já os servidores segurados impossibilitados de comparecer a um dos polos de atendimento por recomendação médica, devidamente comprovados por Atestado Médico ou Laudo Médico, o Censo Previdenciário ocorrerá na própria residência, desde que com prévia solicitação no período de 4 a 8 de março.

Para os dependentes dos servidores ativos e aposentados, menores de 21 anos, deve apresentar de forma obrigatória todos os documentos exigidos.

Polos para o atendimento presencial:

  • Pressem: rua Prof. Agnelo Bitencourt, 361, Centro;
  • Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI): avenida Surumu, 1820 – Mecejana;
  • Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC): rua General Penha Brasil, 705 – São Francisco
  • Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG): rua Prof. Agnelo Bitencourt, 232, Centro.

Fonte: Da Redação