Teresa esclarece sobre testes e medicamentos

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, esclareceu por meio das redes sociais nesta quarta-feira (3) sobre testes e medicamentos nas unidades básicas de saúde, eximindo todas as dúvidas da população a respeito.

Segundo ela, a prefeitura ingressou com ação judicial na Justiça Estadual para que o Governo do Estado cumpra o pacto de gestão do SUS e envie ao Município de Boa Vista o quantitativo de testes de COVID-19 suficientes para atendimento da rede da prefeitura.

Até o dia em que a Prefeitura entrou com a ação, o Estado deixou de repassar à prefeitura, aproximadamente,11.600 testes rápidos, entretanto, centenas deles foram distribuídos a diversos órgãos da estrutura do Governo sem a pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Teresa também explicou que o município também deixou de receber 13.700 comprimidos de Cloroquina. Tal atitude prejudicou os repasses necessários aos Postos de Saúde e Hospital da Criança em Boa Vista e demais municípios que oferecem atendimento primário aos pacientes.

“Vale destacar que 70% da população do Estado vive na capital. O Município aguarda a realização de audiência judicial que acontecerá nesta quarta-feira (3) e espera poder resolver a situação para que os postos de saúde possam receber os testes para COVID-19 para melhor atender a população e da maneira como ela merece”, disse a prefeita.