Recadastramento de estudantes para uso de biometria facial no transporte público de Boa Vista inicia hoje

Recadastramento de estudantes para uso de biometria facial no transporte público de Boa Vista inicia hoje
Foto: Divulgação PMBV

A Prefeitura de Boa Vista, fará o recadastramento dos estudantes que utilizam o transporte público coletivo. A campanha é uma parceria com a Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos Ltda, empresa responsável pelo transporte público coletivo na capital. A ação teve inicio nesta segunda-feira, (5) e segue até o dia 5 de março.

De acordo com a Prefeitura, o recadastramento é gratuito e o processo é necessário para implementar a biometria facial, tecnologia presente nos novos validadores de bilhetagem eletrônica. O registro da biometria facial veio para evitar fraudes no uso dos cartões.

Assim, o novo sistema reconhece a identidade da pessoa a partir de uma imagem capturada pela câmera integrada ao aparelho. Logo, a imagem é comparada com a foto do cadastro do usuário e, se houver compatibilidade, o acesso é liberado. Caso contrário, o cartão pode ser bloqueado e o usuário pode ser notificado.

“Começamos ainda no mês de janeiro a campanha de recadastramento com os idosos e Pessoas com Deficiência (PCD), que têm gratuidade total. Agora estamos contemplando os estudantes que têm direito a desconto de 50% na tarifa”, explicou o gerente da empresa concessionária, Tiago Lima.

Atualmente, 10 mil estudantes utilizam o transporte público coletivo em Boa Vista e o processo visa garantir maior segurança, agilidade e prevenir fraudes.

Dessa forma, os atendimentos ocorrem em uma sala da fiscalização de transporte, no Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley, no Centro de Boa Vista, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.

No momento do recadastramento os estudantes devem apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Documento pessoal do pai/mãe ou responsável;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de matrícula ou comprovante de vínculo com a instituição de ensino

Por fim, a diretora de Mobilidade Urbana da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Nádia Pereira, explicou ainda, que durante a campanha de recadastramento os estudantes vão conseguir utilizar o cartão antigo. No entanto, não será mais possível fazer novas recargas nele.

“Para fazer uma recarga, o estudante precisará ter o cartão novo. Ao fazer o recadastramento, o saldo presente no cartão antigo migra para o novo”, pontuou. 

Fonte: Da Redação