O Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), lançou oficialmente o programa ‘CRAS Itinerante’ nesta quarta-feira (28) na comunidade indígena Vista Alegre.
O CRAS se trata de um Centro de Referência e Assistência Social. De acordo com o prefeito, a capital agora conta com oito unidades. Antes quem fazia o atendimento para a região indígena era o CRAS São Francisco que funciona no Centro de Boa Vista. Agora, os moradores vão contar com atendimento mais próximo.
“O que nós fizemos foi criar um CRAS Itinerante. Então separamos essa macroárea das comunidades indígenas da zona rural, tiramos a responsabilidade do CRAS São Francisco e criamos um que visita todas as comunidades uma vez por mês”, disse o prefeito.
Do mesmo modo, o Arthur Henrique explicou que a equipe é composta por socioeducadores, assistente social, entre outros. “A equipe vem até as comunidades indígenas para fazer os mesmo serviços que a gente já apresenta dentro de um CRAS. Então se antes eles tinham que se descolar até a cidade, agora o atendimento vai até eles”, explicou Arthur.
Do mesmo como a Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), Natália Cortez explicou a importância de levar o serviço para mais perto da população.
“As comunidades indígenas e rurais precisavam ir até Boa Vista para receber atendimento e era uma rota muito longa de difícil acesso. Além disso, era uma demanda que já nos traziam. Desde o ano passado pudemos ofertar os serviços de um CRAS para dentro dessas comunidades indígenas e rurais”, disse Natália.
‘Gratificante’
Por fim, a professora e moradora da comunidade Vista Alegre, Gilmara Pereira disse que é gratificante ser atendida pelo programa.
“É muito importante para a nossa comunidade. As crianças ficam bem interessadas e as mães também veem a preocupação do prefeito com as comunidades indígenas. Antes era uma grande dificuldade, pois só de ir até lá eram muitos gastos. Agora não, evolui muito ter o serviço perto da gente”.
Fonte: TV Imperial