Alan do Povão assume mandato de vereador

Alan de Sousa Andrade, de 37 anos, recebeu 1.934 votos nas eleições municipais de 2016 e ocupa pela primeira vez o cargo de vereador
Alan de Sousa Andrade, de 37 anos, recebeu 1.934 votos nas eleições municipais de 2016 e ocupa pela primeira vez o cargo de vereador

Alan do Povão (SD) foi empossado nessa segunda-feira (14) como veredor de Boa Vista durante solenidade na Câmara Municipal. Ele ficou no lugar de Wagner Feitosa (SD), que foi afastado do cargo em março do ano passado por ter sido preso na operação Soturno do Ministério Público Estadual.

O comunicado de posse do parlamentar foi publicado no Diário Oficial do Município de sexta-feira (11). Alan do Povão já havia sido empossado no dia 28 de março de 2018, após recorrer à Justiça. Mas a Câmara Municipal apelou ao judiciário, que suspendeu a admissão.

“Desejamos muita sorte para ele e esperamos que faça um bom trabalho na Câmara. Agora, o quadro de vereadores está composto com 21, antes eram apenas 20. E que a população venha à Casa para nos cobrar [trabalho]. Estamos de recesso, mas nossa atividade continua”, declarou Mauricélio Fernandes (PMDB), presidente da Câmara.

Segundo Alan do Povão, a sua bandeira será a defender a Saúde dentro da Câmara de Boa Vista. “Vou trabalhar para que esse segmento [Saúde] seja reforçado para os boa-vistenses. O nosso papel [de vereador] também é fiscalizar. E vamos fazer isso”, prometeu.

Ele disse que, para garantir sua posse, recorreu à Justiça, mas que também teve apoio do presidente da Casa. “Nós conversamos e ficou acordado que eu tomaria posse. O diálogo também foi feito com a Mesa Diretora que apoiou”, revelou.

Alan do Povão ficou na cadeira de Feitosa, que continua preso no Comando de Policiamento da Capital (CPC) por suposto envolvimento com facção criminosa e desvio de dinheiro público.

Ele estava afastado da Câmara há 315 dias do cargo, chegou a recorrer à Justiça para ser solto, mas sem sucesso.

Alan de Sousa Andrade, de 37 anos, recebeu 1.934 votos nas eleições municipais de 2016 e ocupa pela primeira vez o cargo de vereador. Após a posse, ele afirmou que irá trabalhar para a população da capital e que irá focar a área da saúde.

Prisão – Feitosa foi preso suspeito de usar um membro de facção criminosa para ameaçar servidores do próprio gabinete a devolverem os salários que recebiam. Há ainda a suspeita de que ele tenha sido eleito com dinheiro da organização que atua dentro e fora dos presídios de Roraima.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP começou a investigar o vereador em abril de 2017 após um ex-servidor denunciar que estava sendo obrigado a devolver os salários. Ele gravou conversas que comprovavam o esquema e entregou ao MP.

As apurações do Gaeco apontaram, inicialmente, o envolvimento do parlamentar, um chefe de gabinete e um assessor, além de integrantes de uma organização criminosa.

Na operação, foram 17 ordens judiciais expedidas pela Vara de Crimes de Tráfico de Drogas, decorrentes de Organização Criminosa, Lavagem de Capitais e Habeas Corpus. Três foram de prisão preventiva e nove de busca e apreensão.

Informações: G1 Roraima