A Prefeitura de Boa Vista fez um balanço das ações de vacinação contra a covid-19, executadas pelo município desde que recebeu as primeiras doses da vacina. Até o momento, já foram imunizados com a primeira e segunda dose 9.278 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
Esse quantitativo de doses aplicadas ainda é parcial, devido a problemas no sistema oficial de vacinação logo no início da campanha. O município recebeu 20.298 doses da vacina, para aplicar a primeira e a segunda dose nos primeiros grupos prioritários de forma gradativa: trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados e idosos de 80 a 89 anos.
Foram recebidas 13.404 para a primeira dose e 6.894 para a segunda dose ambas da Coronavac e ainda 2.000 da Oxford-AstraZeneca, para a primeira dose, enviadas pelo Ministério da Saúde.
Como as doses chegam ao município – O Ministério da Saúde envia as doses da vacina aos estados, que por sua vez repassam aos municípios para que estes executem a vacinação. Cada município é responsável pela organização e execução da vacina.
“Como dependemos do quantitativo de envio das doses pelo Ministério da Saúde, para cada grupo específico, nos planejamos para atender os grupos por fases e etapas e assim seguimos imunizando esses grupos conforme o quantitativo recebido para cada faixa etária. Todas as ações são feitas com organização e muita segurança. E divulgamos sempre com antecedência os próximos grupos a receberem as doses da vacina, tanto em nossos canais da prefeitura como na imprensa local”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues.
Até o momento, o município ainda não recebeu o quantitativo de doses para vacinar os idosos de 70 a 79 anos de idade, próxima faixa etária a ser imunizada. Por isso prorrogou e segue vacinando até o dia 23 com a primeira dose ainda os idosos de 80 a 89 anos de idade e os idosos acima de 90 anos de idade.
“É importante deixar bem claro que cada município tem autonomia para organizar e operacionalizar as ações. Nós nos organizamos por etapas, conforme os grupos já priorizados pelo Ministério da Saúde. O nosso cronograma está condicionado ao envio das doses por faixa etária pelo Ministério da Saúde”, ressaltou Francinete.
O primeiro grupo a receber a primeira dose da vacina foram os trabalhadores de saúde da rede pública e privada. Os da rede pública foram vacinados em suas próprias unidades. Já os da rede privada foram agendados para comparecerem em dois pontos de vacinação. Esse grupo já está recebendo a segunda dose da vacina.
Em seguida, foram imunizados com a primeira dose, os idosos institucionalizados, que ainda vão receber a segunda dose da vacina, prevista para o próximo dia 22. No momento, as equipes da prefeitura estão imunizando os idosos de 80 a 89 anos de idade e os de 90 anos a mais que ainda não receberam a primeira dose da vacina.
Sistema Drive-trhu – Foi implantado logo no início da campanha para os idosos acima de 90 anos de idade e em seguida os de 80 a 89 anos. A ideia é evitar aglomeração nas unidades e proporcionar mais segurança para os idosos e profissionais de saúde. Até o momento, já foram imunizados nos três pontos de vacinação 2.172 idosos.
Acamados – As equipes de Estratégia Saúde da Família continuam a imunizar os idosos acamados nesta mesma faixa etária, que são cadastrados nas UBS´s de Boa Vista em suas casas.
É uma determinação do prefeito Arthur Henrique, que as equipes vacinem tanto nos pontos de drive trhu como em casa, para idosos acamados.
Para possibilitar a vacinação de todos os grupos prioritários, conforme o recebimento das doses, o município dividiu a campanha em fases e etapas (confira logo mais abaixo).
Total Geral de Doses Aplicadas (Até 17.02)
Primeira dose (D1) – 7.452
Segunda dose – (D2) – 1.826 doses
Trabalhadores de saúde – 6.365 doses
Idosos
Institucionalizados – 26 doses
90 + anos – 318 doses
80 a 89 anos – 1.854
Próximas etapas em Boa Vista
Primeira Fase
2ª Etapa
Idosos de 70 a 79 anos de idade
3ª Etapa
Idosos de 60 a 69 anos
4ª Etapa
Pacientes com comorbidades
Segunda Fase
1ª Etapa
Trabalhadores da educação
2ª Etapa
Forças de segurança e salvamento
3ª Etapa
Funcionários do Sistema Prisional
4ª Etapa
População privada de liberdade
Terceira Fase
1ª Etapa
Pessoas com deficiência severa
2ª Etapa
Pessoas em situação de rua
3ª Etapa
Transportadores rodoviários de carga
4ª Etapa
Trabalhadores de transporte coletivo