“Governante não pode ver as pessoas como números. Empresa é para dar lucro, Governo é para cuidar das pessoas”, afirma Teresa

Martelo batido. Teresa Surita (MDB) é a escolhida pelo partido como pré-candidata ao Governo de Roraima para as eleições de 2022. Evento promovido de forma on-line, respeitando todas as recomendações sanitárias contra a pandemia, foi transmitido pelas redes sociais oficiais de Teresa, facebook, instagram e youtube.

Estiveram presentes o vice-governador, Édio Lopes, escolhido por Teresa e atualmente deputado federal por Roraima, além de Romero Jucá, presidente do MDB em Roraima e também pré-candidato ao Senado Federal. Também participaram pré-candidatos a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) e Câmara Federal, como: Zélio Mota, Dr. Frutuoso, Paulo Linhares, dentre outros.

Romero Jucá foi o primeiro a discursar, pediu que a população avalie qual candidato é mias preparado e tem mais trabalho para mostrar. “Teresa tem experiência e, a cada mandato como prefeita, ela foi evoluindo e mudando a forma de fazer política, com gestão, responsabilidade, respeito e cuidando das pessoas. Ela tem a experiência que Roraima precisa, para que todos os municípios possam ter o que Boa Vista tem”, disse Romero.

Durante discurso, Teresa afirmou que todo governante precisa focar nas pessoas. “O governante não pode ver as pessoas como números, ou como votos, nem o governo como empresa. Se você não entende essa diferença, não está pronto para governar. O seu coração está no lugar errado. Quem governa deve olhar para cada um, entender o que está acontecendo com cada pessoa, ver o seu momento de vida, enxergar os seus problemas e ajudar do jeito certo”, disse.

Teresa, enquanto prefeita, tirou Boa Vista da última colocação no ranking de educação e, ao final de seu último mandato, entregou a Educação Municipal no 5º lugar, entre as melhores do Brasil.

“Para mudar de verdade a educação, não é só pintar uma escola ou dar um aumento de salário em véspera de eleição. É necessário cuidar de tudo, olhar a educação como um processo complexo que envolve a situação das famílias, das crianças, dos jovens, os ambientes de aprendizado, os profissionais de educação e os espaços públicos voltados para a convivência. O governo precisa priorizar a educação para que gerações não sejam perdidas.”, afirmou Teresa durante discurso em críticas à atual administração, que exagera nas propagandas, mas a realidade das escolas é outra.

“Não dá para ter milhões em conta e 10 mil pessoas aguardando cirurgia”, Teresa.

Sobre a saúde pública, Teresa repudiou a lista de espera para cirurgias eletivas, que chega perto dos 10 mil pacientes aguardando um procedimento em Roraima. “Não dá para ter milhões na conta do governo e quase 10 mil pessoas estarem aguardando na fila para fazer uma cirurgia, algumas delas tendo que fazer bingo ou rifa para cuidar de sua saúde, coisa que infelizmente se tornou comum em nosso estado. Isso é inadmissível! isso é falta de humanidade e de respeito”, disse.

Teresa foi além. “Estamos há dois anos vivenciando uma pandemia, que tirou mais de duas mil vidas em Roraima. E eu sei que o sofrimento poderia ter sido bem menor, se ao invés de fazer caixa guardando dinheiro para gastar no ano eleitoral, o governo tivesse investido em cuidar das pessoas. Dinheiro tinha, faltou mais do que gestão. Faltou responsabilidade e atenção a quem mais precisa, faltou sentimento, faltou coração.”, disse.

Teresa finalizou o discurso, chamando os internautas a abraçarem a esperança, lema da campanha. “Abraçar a esperança, diante do momento em que vivemos, em que tanta coisa errada acontece, é um ato de coragem que exigirá a união das pessoas que querem um presente e um futuro melhor. Por isso preciso de cada um de vocês comigo.”, concluiu Teresa, relembrando a diferença de orçamentos entre a Prefeitura de Boa Vista e o Governo do Estado.

“Boa Vista tem a maior parte da população e recebe cinco vezes menos recursos que o Governo do Estado. Mesmo assim, muita coisa mudou para melhor nos últimos anos na nossa capital. E a cidade que era cinza, ganhou vida e cor, as pessoas ganharam qualidade de vida. Agora, imaginem o que pode ser feito em todo o Estado, com um orçamento muito maior. Cinco vezes maior. E nós sabemos que isso é possível”, garantiu.