Saiba quem são os deputados que decidirão se cassação de Jalser vai para o plenário da ALERR

Decisão é assinada pelo desembargador Mozarildo Cavalcanti, que diz que a esfera estadual não tem competência para apreciar a matéria

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Roraima, (ALE-RR) vai nomear nessa quarta-feira (23) um relator para analisar a cassação do deputado Jalser Renier (SD), por quebra de decoro parlamentar. A reunião está marcada para às 14h.

Saiba quem são os deputados responsáveis pelo andamento da cassação amanhã:

  • Presidente da comissão: deputada Catarina Guerra (SD);
  • Vice-presidente: deputado Renan Filho (Republicanos);
  • Membro: deputada Aurelina Medeiros (Podemos);
  • Membro: deputado Coronel Chagas (PRTB);
  • Membro: deputado Evangelista Siqueira (PT);
  • Membro: deputado Jorge Everton (Sem partido);
  • Membro: deputada Lenir Rodrigues (Cidadania)

Direito a defesa

Jalser Renier terá mais uma vez direito à defesa nessa quarta-feira. No entanto, sua presença é facultativa, conforme consta no documento de notificação publicado no Diário Oficial da ALE-RR.

O parlamentar não compareceu na tarde desta terça-feira para se manifestar após a leitura do relatório feito pelo deputado Jorge Everton que deu parecer favorável para sua cassação.

Encaminhamento

Logo após o parecer favorável para a cassação de Renier, o presidente da Comissão de Ética deputado Coronel Chagas (PRTB), assinou o documento e encaminhou o processo para a Comissão de Constituição de Justiça e Redação Final (CCJ).

“Encaminhamos os autos do processo contra o deputado Jalser à Comissão de Constituição e Justiça que cabe dar prosseguimento de acordo com o regimento interno. Após a deliberação na CCJ, o projeto vai para a Mesa Diretora para análise do presidente dessa Casa e ele vai definir efetivamente se avança e a data em que será submetida a todos os deputados dessa Casa“, disse.

Como vai funcionar

Ainda de acordo com Chagas, após a definição do relator na CCJ, a comissão vai analisar os procedimentos realizados durante o processo.

“A Comissão de Constituição e Justiça vai definir um relator, da mesma forma que foi feita na Comissão de Ética para analisar todos os procedimentos que foram realizados até o momento.

O parlamentar disse ainda que após a análise, a CCJ irá emitir um novo parecer. Em seguida, os membros da comissão apreciarão e votarão o documento.

Informações: Roraima em Tempo