A escolha de Sofia do Denarium

“A escolha de Sofia” é uma expressão que remete a obrigação de se tomar uma decisão difícil sob pressão e enorme sacrifício pessoal.

Hoje, é um dia crucial no destino de todos os roraimenses. No dia de hoje o governador Antonio Denarium pode ser cassado pelo TRE-RR em um dos diversos processos que ainda tramitam no tribunal.

O processo de hoje é aquele que trata da doação de cestas de alimentação as quais tiveram um acréscimo de 5x no ano eleitoral. Em 2021 foram 10.000 e no ano da eleição de modo oportunista 50.000. Essa conduta é considerada como compra de votos, e é apenas uma dentre muitas outras condutas vedadas que foram praticadas pelo governador.

Vamos lembrar que o Denarium estocou, literalmente, R$2,77 Bilhões que foram gastos de forma casuísta no período eleitoral deixando o estado na bancarrota em 2023.

E qual seria a dificuldade na escolha?

O governador gosta de demonstrar o seu poder de Rei de Roraima, e sem dúvida, a sua primeira escolha seria a de fazer uso da condição de “Rei Luz” para virar a votação a seu favor, assim como fez com a nomeação da sua esposa Simone Denarium para o TCE.

Acontece que se vencer no TRE-RR o processo sobe imediatamente para julgamento no TSE em Brasília, e lá, a cassação é dada como certa, basta ver o que anda acontecendo com outros Bolsonaristas Raiz.

Por outro lado, se perder no TRE hoje ganha 60 dias para montar a sua defesa no TSE e com isso mais tempo na corrida para terminar de usufruir de tudo que o estado pode dar a ele e seus comparsas.

Logo, o Denarium está entre a cruz e a espada, se exercer seu poder de REI a sua cassação se acelera em 60 dias, se perder no TRE, e com isso demonstrar fraqueza, ganha 60 dias para controlar o estado e fazer o que lhe der vontade com as contas públicas. Agora é de camarote, fazer uma pipoca e esperar as cenas dos próximos capítulos.