Parada desde 2019, obra de Centro de Radioterapia vira abrigo para migrantes venezuelanos

Centro de Radioterapia era promessa de Hiran Gonçalves para que pacientes não precisassem mais sair de Roraima para fazer tratamento de câncer

A construção do Centro de Radioterapia de Roraima, na rua Amsterdã, bairro Aeroporto, virou abrigo de migrantes. Parada desde 2019, a obra era uma esperança para pacientes de câncer que precisam ir para outros estados em busca de tratamento.

A reportagem esteve no local na manhã desta terça-feira (17) e constatou que a construção segue abandonada. Além disso, várias pessoas se abrigaram na estrutura.

Por outro lado, a placa que contém as informações obrigatórias do serviço está com a escrita apagada quase que em sua totalidade.

Promessa

A obra era uma promessa do senador eleito Hiran Gonçalves (PP). Ele anunciou a construção várias vezes na imprensa e nas redes sociais.

Em uma das publicações, ele chegou a afirmar que trouxe R$ 10 milhões para a implantação do Centro de Radioterapia. No entanto, não houve a conclusão da obra, assim como a prestação de contas.

O Centro de Radioterapia teve a construção iniciada em 2018, com prazo de entrega em outubro do ano seguinte. Assim, o valor foi orçado em R$ 7,2 milhões. Em seguida, em 2019, o governador Antonio Denarium (PP) esteve no local, acompanhado de Hiran Gonçalves, mas logo depois a obra parou.

Em 2022, Denarium prometeu concluir o Centro de Radioterapia

Nas eleições de 2022, ao registrar a candidatura e seu plano de governo, Denarium prometeu finalizar a obra da unidade. Além disso, ele ainda disse que construiria mais sete unidades de saúde em Roraima.

Roraima em Tempo questionou o Governo que medidas pretende tomar.

Por meio de nota, o Governo disse que não tem autonomia na obra e disse que a responsabilidade para a contratação da empresa para executar o serviço é do Ministério da Saúde. Disse ainda que as demandas de pacientes que precisam de tratamento com radioterapia são feitas na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima e TFD.

Instituto de Prevenção de Barretos não faz tratamento em Roraima

Anunciado por Hiran e Denarium como Hospital de Amor, o Instituto de Prevenção do Câncer, ligado ao Hospital de Amor de Barretos, não realiza tratamento em Roraima.

A Fundação Pio XII inaugurou a unidade em junho de 2021. O intuito é atuar na prevenção da doença com realização de exames. Dessa forma, com diagnóstico positivo para câncer, o Instituto encaminha pacientes para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Assim, quem precisa de radioterapia tem que buscar tratamento em outros estados. Em alguns casos o Governo concede o TFD. Entretanto, os pacientes enfrentam um novo desafio devido à demora na concessão do benefício.