Ministério da Saúde declara estado de emergência na TI Yanomami

Ministério da Saúde declara estado de emergência na TI Yanomami
Criança Yanomami durante crise na saúde dentro da comunidade – Foto: Divulgação

Através de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou estado de emergência na Terra Indígena Yanomami após casos de desnutrição e malária na região.

Ainda ontem, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou um Comitê de Coordenação Nacional para enfrentar crise sanitária na TI Yanomami. O grupo deve apresentar plano de ações para enfrentar a situação em até 90 dias.

Conforme a portaria, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública Yanomami (COE) deve coordenar os trabalhos de enfretamento na região. Além disso, o órgão ficará a cargo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O presidente Lula vem a Roraima neste sábado (21) com o intuito de verificar as estruturas de atendimento à saúde indígena. A previsão é que ele chegue a Boa Vista às 09h30.

Saúde indígena

A saúde indígena de Roraima é de responsabilidade do Governo Federal e tem enfrentado muitos problemas nos últimos anos.

Tema de várias reportagens de nível nacional, o atendimento aos indígenas vive o pior momento. Isto devido a falta de gerência no Dsei Leste e Dsei Yanomami.

Os dois órgãos então não prestaram a devida assistência e os povos indígenas chegaram até mesmo a ficar sem remédios para todos os tipos de tratamento.

Desvio de medicamentos

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal (PF) realizou operação com objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).

Foram cumpridos assim 10 mandados de busca e apreensão, no estado de Roraima, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Fonte: Da Redação