Elaine Cristina Bianchi toma posse como presidente do TRE-RR

Elaine Cristina Bianchi toma posse como presidente do TRE-RR
desembargadora Elaine Cristina Bianchi/Foto: Reprodução

A desembargadora Elaine Cristina Bianchi tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). A solenidade aconteceu nessa quarta-feira (8). Ela vai permanecer no cargo até 2025.

Dessa forma, a magistrada assume a vaga do desembargador Leonardo Cupello e vai comandar as eleições municipais de 2024.

A posse

Durante discurso, Elaine saudou autoridades que acompanharam a cerimônia e citou o poeta Thiago Mello em sua fala que lembrou a importância da resiliência e gratidão. Além disso, ela também falou da consciência do voto no Brasil e refletiu os discursos propagados que trazem descrédito ao trabalho da Justiça Eleitoral.

“Certa vez vez vi uma imagem de uma urna eletrônica que dizia, enquanto muitos desconfiam de mim, permaneço aqui trabalhando. Ainda há gente que acredite que a urna trabalhe com algum tipo de ligação com a internet. […] Quero compartilhar com todos que participam dessa solenidade, o anseio que me motiva a assumir a presidência desse tribunal, para que possamos um dia olhar e constatar que um grande passo foi dado na conscientização do cidadão”

O procurador regional eleitoral, Alisson Marugal parabenizou Elaine Bianchi. Além disso, durante as felicitações, fortaleceu a parceria para que os trabalhos ocorram em harmonia.

“Parabenos pelo trabalho e conte sempre com o Ministério Público Eleitoral para que possa desempenhar essa tarefa com sabedoria a nossa democracia” disse.

Quem é Elaine Cristina Bianchi

Elaine é desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) desde 09 de junho 2015. Ingressou na magistratura em 30 novembro de 1993. É filha de Paschoal Bianchi e Benedita Galvão Bianchi. Casada com o empresário Antônio Roberto Bonfim, mãe de Bruno Bianchi Bonfim e Rafael Giovane Bianchi Bonfim. 

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – SP. Além disso, é especialista em Direito Civil e Processual Civil, mestranda em Direito e doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais. 

Da mesma forma, atuou como juíza de direito, juíza eleitoral, corregedora eleitoral, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, diretora da Escola do Judiciário – EJURR, vice-presidente do Conselho de Tribunais de Justiça – Região Norte, conselheira do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP, integrante do Comitê Gestor da Numeração Única e das Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário – CNJ, membro do Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Roraima – CIJERR, integrante da Comissão Gestora de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas – NUGEP, coordenadora do Grupo de Trabalho Responsável pelo Acompanhamento da Implantação do Sistema PROJUDI no Segundo Grau, membro da Diretoria da AMB Mulheres – Região Norte e conselheira fiscal do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura – COPEDEM. Por fim, é professora substituta da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Fonte: Da Redação