PF fecha cerco a Denarium e seu fim está próximo.

Em menos de um mês de investigações sobre os crimes cometidos contra o povo Yanomami o cerco se fecha em torno da família e do governador Antonio Denarium.

Nesta última sexta-feira dia 10 a polícia federal fez grande operação em busca de comprovações de como o ouro extraído, ilegalmente, em terras Yanomami e outras etnias se transformava em um negócio muito lucrativo através de esquema de lavagem de dinheiro. As investigações preliminares dão conta de que a irmã do Denarium teria movimentado R$64 milhões somente em 2022.

Na ponta desse esquema estavam a irmã e o sobrinho do governador Antonio Denarium. Se pra bom entendedor um pingo é letra a verdadeira cabeça do esquema criminoso deve ser aquele que viabilizou o crime para começar.

Antonio Denarium criou e sancionou a lei 1453/2021 de exploração de ouro em terras indígenas, sendo assim foi essa ação premeditada e calculada que deflagrou os eventos criminosos que agora vemos.

Não vai demorar muito para que algum procurador federal estabeleça a relação entre causa e efeito e denuncie o governador formalmente pelo gigantesco esquema criminoso que usa pessoas carentes transformadas em garimpeiros para garantir enriquecimento pessoal e familiar. As mesmas pessoas que agora ele abandonou à própria sorte e não tem como sobreviver da operação ilegal estimulada por ele.

Não devem restar dúvidas sobre a intenção do governador na participação estratégica para o cometimento dos crimes, já que foi dele a autoria da lei 1453/2021 do garimpo em RR, assim como, foi ele quem sancionou a lei 1701/2022 que protegia os equipamentos dos garimpeiros no estado.

Se não houvesse a participação de ninguém próximo da família do Denarium no esquema, o governador seguiria se protegendo e dizendo que agiu supostamente em prol de uma enorme massa de pessoas que necessitam viver do garimpo, quando na verdade, agora, ficou claro que tudo foi elaborado para proveito próprio e dos seus familiares promovendo um dos maiores crimes já visto em nosso país.

Por fim não vamos esquecer que na reeleição do Denarium em 2022 se promoveu a maior compra de votos da história do estado e é fundamental que se apure como essa lavagem de dinheiro do ouro deve ter contribuído no esquema criminoso