Mulher com câncer de mama aguarda há mais de um ano por cirurgia para retirada de nódulos

Mulher com câncer de mama aguarda há mais de um ano por cirurgia para retirada de nódulos
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Um mulher que não quis ser identificada, aguarda desde 2021 por uma cirurgia para a retirada de nódulos benignos. Ela tem câncer de mama. Em relato à reportagem, ela disse que já procurou a secretaria de Saúde (Sesau) para realizar o procedimento, no entanto, até o momento, não recebeu resposta.

Conforme a mulher, o tratamento iniciou em 2019 pelo Centro de Referência da Mulher. Contudo, em novembro do ano passado, ela também descobriu outro nódulo em estágio cinco de seis.

“Estou na fila desde 2021 para a retirada dos nódulos. No entanto, fui até a maternidade e disseram que haviam outras pessoas na minha frente. Então em novembro me passaram para a oncologia do HGR. […], explicou.

Do mesmo modo, a mulher também disse que foi informada pelo médico que a sua cirurgia tinha previsão para acontecer até o dia 15 de janeiro.

“Levei todos os exames. O médico disse então que não queria ver nada, só dizer pra eu levar no dia da cirurgia, grosseiramente e eu não gostei. […] consegui um afastamento de 15 dias do trabalho, pois sou seletivada pelo Estado e eles dizem que a gente não tem direito quando a gente chega na Sesau”, disse.

Assim, ela disse que ao procurar a Sesau para entender o motivo da demora nas cirurgias oncológicas, só conseguiu contato com a assessoria.

“Eu não estou bem. Fui na Sesau falei com uma das assessoras […] Porque o câncer não espera. Voltei para o HGR e uma enfermeira me disse que iria conversar com um médico. No entanto, me disseram que a minha colocação para a cirurgia é a 17ª até a sexta-feira passada. É uma coisa angustiante, fazem uma campanha tão bonita de prevenção, mas prevenção o que? até chegar o câncer?” disse.

Citado

A reportagem entrou em contato com o Governo para posicionamento sobre o caso e aguarda retorno.

Fonte: 93Fm