Garimpeiros tentam retornar à Terra Yanomami para buscar minérios, diz presidente do Ibama

Garimpeiros tentam retornar à Terra Yanomami para buscar minérios, diz presidente do Ibama
Terra Yanomami – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Garimpeiros têm tentado retornar à Terra Yanomami para buscar minérios. A informação foi divulgada pelo presidente do Ibama Rodrigo Agostinho neste sábado (25) em entrevista a Globo News.

De acordo com Rodrigo, o Ibama permanece desde o dia 6 de fevereiro atuando na região. Na ocasião ocorreu a instalação de barreiras para impedir a entrada dos garimpeiros.

“Muitos garimpeiros ainda no mês de janeiro esconderam cassiterita, ouro e estão querendo retornar para buscar esse minério e estão querendo sair de lá levando esses minérios, e aí são nesses momentos que acaba se tornando um confronto. Nós estamos trabalhando em uma força-tarefa […] para que a gente não possa só socorrer as comunidades indígenas, mas também por fim nessa atividade ilegal“, disse.

Do mesmo modo, Rodrigo também explicou que o trabalho é feito junto à Polícia Federal, Força Nacional, Ministério da Defesa, Funai e Ministério dos Povos Indígenas para que ocorra a destruição de qualquer ponto de garimpo.

“É um trabalho intenso. Os garimpeiros entendiam que era uma operação momentânea e que eles iriam voltar para as áreas de garimpo. E agora, eles estão percebendo que nós vamos fazer um trabalho continuo nessa região para impedir que o garimpo se restabeleça nesse local, então começaram a surgir confrontos”, disse.

Confrontos

Além disso, Rodrigo também relembrou os últimos conflitos que ocorreram na região. No entanto, ele também ressaltou que as equipes não estão lá para conflitos e sim, para impedir a permanencia de garimpeiros.

Uma base federal localizada na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, sofreu ataques de garimpeiros na madrugada do dia 22.

Já na quinta-feira (23), um grupo suspeito de atirar contra policiais militares na região do Rio Uraricoera na Terra Yanomami foi liberado por falta de provas.

Fonte: Globo News