Professores de Roraima temem retorno de Leila Perussolo à SEED

Professores de Roraima temem retorno de Leila Perussolo à SEED
Ex-secretária é cunhada do governador de Roraima – Foto: arquivo pessoal

A possível volta de Leila Perussolo como secretária estadual da Educação (SEED) preocupa professores de Roraima. Conforme queixas, a cunhada do governador do estado, Antonio Denarium (PP) não foi uma boa gestora.

Em suma, entre as principais reclamações está a falta de atenção com a Educação Indígena. Nesse sentido, o professor Abrãao José fez um desabafo:

“Fomos muito humilhados e não nos recebiam da forma que era para ser. A gente marcava audiência e não éramos atendidos.”

Igualmente, outra docente que não quis se identificar reclamou da gestão da ex-secretária. “Nós não queremos a volta da Leila por ela não atender aos professores indígenas. Nesses quatro anos na SEED, ela não atendeu aos nossos pedidos. Não ofertou cursos ou formação aos professores indígenas.”

Leila Perussolo foi secretária do início de 2019 até maio de 2022. De fato, neste período, a SEED foi alvo de várias denúncias.

Em fevereiro de 2022, por exemplo, servidores de uma escola de Amajari receberam alimentos estragados. A comida seria para a merenda escolar.

No mês seguinte, outra denúncia no interior. Uma escola do Cantá apresentava uma estrutura precária.

Leila perdeu o cargo cinco dias após o Ministério Público Federal e a Polícia Federal a denunciarem por irregularidade em um processo licitatório de quase R$ 9 milhões. Em síntese, ela foi xonerada em maio do ano passado.

Segundo a denúncia da época, Leila fez um contrato de compra com a empresa de um servidor público comissionado estadual.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação não deu resposta sobre o assunto.