Roraima inicia vacinação contra Monkeypox

Roraima inicia vacinação contra Monkeypox
Vacinação iniciou nesta sexta-feira (17) – Foto: Divulgação/Sesau

O estado de Roraima iniciou nesta sexta-feira (17) a vacinação contra a Monkeypox. A doença também é chamada de Mpox. Anteriormente, era conhecida como “varíola dos macacos”.

Ao todo, Roraima recebeu 97 doses da vacina. Elas estão disponíveis no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de Roraima (CRIE-RR) para o público prioritário.

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema de aplicação será em duas doses. Dessa forma, haverá intervalo de um mês entre elas.

Até o dia 16 de março, conforme dados da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Roraima registrou cinco casos confirmados. Além disso, houve registro de 35 suspeitos. E, por fim, são15 casos descartados.

“Fazem parte do grupo prioritário as pessoas que vivem com HIV/Aids, que inclui homens cisgêneros, travestis e mulheres transsexuais com idade igual ou superior a 18 anos; profissionais que trabalham em laboratório de biossegurança 3; e aquelas pessoas que tiveram contato com fluidos e secreções corporais de pacientes suspeitos, prováveis ou confirmados com a doença”, destacou a responsável pela da CGVS, Valdirene Oliveira. 

A transmissão da Mpox pode ocorrer por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva ou muco nasal). Assim, vem o surgimento de lesões, bolhas ou crostas em várias partes do corpo.

Pode ocorrer ainda quando uma pessoa tem contato com as lesões de pele de pessoas infectadas. Ou até mesmo tocando em objetos e superfícies contaminadas.

Serviço

O CRIE-RR está no prédio da Clínica Coronel Mota. A entrada fica pela avenida Capitão Júlio Bezerra, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Da Redação