Com risco de perder validade de exames, idosa com problemas na bexiga aguarda por cirurgia pela Sesau desde o ano passado

Com risco de perder validade de exames, idosa com problemas na bexiga aguarda por cirurgia pela Sesau desde o ano passado
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Maria de Lurdes, filha de Cleudes Pereira do Santos, de 60 anos, relatou à imprensa que a mãe aguarda desde o ano passado por cirurgia de perineoplastia, afim de resolver problema de ‘bexiga caída’. Para agilizar, a família resolver custear os exames pré-hospitalares por conta própria. Mas agora, alguns estão perdendo a validade.

No final de 2022, a paciente entrou na lista de cirurgia do Governo de Roraima, mas por um erro no cadastro, acabou perdendo a vaga. Conforme a filha da paciente, dona Cleudes já realizou todos os exames necessários na rede particular para tentar adiantar o processo. No entanto, ainda não a chamaram para cirurgia.

“Ela fez particular, para ocorrer mais rápido os exames, e dimunuir o risco cirúrgico. Ela só não fez de novo, a mamografia, preventivo e nem a ultrassom da mama, mas o resto fez tudo. A ultrassom transvaginal venceu mês passado. Eu falei lá no hospital que já ia vencer. A mulher falou não tinha problema, que ela faria lá de novo. Eu sei que não vão fazer, é sempre uma dificuldade”, disse.

Enquanto isso, a paciente aguarda a cirurgia e torce para ser chamada antes do vencimento dos outros exames. O medo é que tenha que gastar novamente ou esperar ainda mais.

“A gente liga para lá, eles falam que tem pessoa aguardando na fila desde 2017. Liga de novo e falam que é desde 2019, para fazer a cirurgia. Aí fica difícil. Porque o governo não está fazendo as cirurgias eletivas? Aí vai deixar a primeira pessoa, sair com o útero para fora para poder atender? A gente paga nossos impostos tudo direitinho. É uma injustiça”, finalizou.

Resposta da Sesau sobre a cirurgia da idosa

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), a paciente Cleudes Pereira do Santos se encontra devidamente regulada na fila única do Sistema Único de Saúde desde o dia 16 de dezembro de 2022.

Destacou ainda que pacientes estão sendo chamados para o procedimento normalmente. Seguindo a ordem da fila única do SUS, e o risco cirúrgico da referida é válido até novembro.

Fonte: Rádio 93 FM