Governo Federal entrega 17 obras de infraestrutura em oito municípios de Roraima

Governo Federal entrega 17 obras de infraestrutura em oito municípios de Roraima
Ministério da Defesa – Foto: Agência Brasil

Uma comitiva do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, vai entregar 17 obras de infraestrutura, além de 207 equipamentos, a oito município de Roraima entre os dias 7 e 11 de agosto. Os investimentos somam R$ 26 milhões.

Os municípios beneficiados com são: Bonfim, São Luiz, Cantá, São João da Baliza, Rorainópolis, Alto Alegre, Normandia e Pacaraima.

Além das obras entregues, outros 29 empreendimentos em execução receberão vistoria. Entre elas, implantação de duas iluminações públicas, uma escola, uma ponte de madeira, uma casa de cultura, cinco pavimentações e uma ampliação da Câmara dos Vereadores.

“Essas obras têm um impacto significativo na vida das pessoas. Uma escola, por exemplo, vai reduzir as distâncias para aqueles que saiam da área rural para a sede do município em busca de educação”, frisou o Diretor do Programa Calha Norte, General Ubiratan Poty.

Conforme o Governo Federal, o Programa Calha Norte já celebrou 181 convênios em Roraima entre 2017 e 2023.

Palestra

Em paralelo, entre os dias 8 e 10 de agosto, ocorrerá um Workshop, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com oficinas conduzidas por técnicos do Programa Calha Norte.

O Ministério da Gestão e Inovação contribuirá com os aspectos sobre as Transferências Voluntárias da União, aplicativos da Plataforma + Brasil e Compras Governamentais (Comprasnet). Já o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) apresentará palestra sobre a fiscalização das Transferências Voluntárias da União. O evento destina-se a servidores municipais e estaduais que tratam com convênios.

Amazônia Legal

O Programa Calha Norte abrange 784 municípios, em 10 estados. A iniciativa prioriza obras de infraestrutura em municípios pequenos, de baixíssimo ou então baixo índice de desenvolvimento humano, distantes dos centros urbanos. Dessa forma, visa contribuir com o desenvolvimento e a integração da Amazônia Legal.

Fonte: Da Redação