Com mais de 100 registros no ano passado, Roraima é o estado com o maior número de casos de exploração infantil do Norte

Com mais de 100 registros no ano passado, Roraima é o estado com o maior número de casos de exploração infantil do Norte
Exploração de trabalho infantil – Foto: Reprodução/ Getty Images

Em Roraima, cerca de 101 crianças foram resgatadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de situações de exploração em 2023, sendo assim o estado do Norte com o maior número de registros de casos de trabalho infantil.

Ao todo, 2.564 crianças foram resgatadas no Brasil, sendo 1.923 meninos e 641 meninas. O estado do Mato Grosso do Sul liderou com 372 afastamentos seguido por Minas Gerais, com 326 casos, e São Paulo, com 203.

A grande maioria (89%) das crianças resgatadas se encontravam em atividades da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil. São algumas delas: trabalho na construção civil, venda de bebidas alcoólicas, coleta de lixo, oficinas mecânicas, bem como lavas jatos e comércio ambulante em logradouros públicos.

Os auditores-fiscais do Trabalho multaram os exploradores, que também foram obrigados a realizar o pagamento dos direitos devidos às crianças e adolescentes. Além disso, os trabalhadores infantis foram encaminhadas para uma rede de proteção para inclusão em políticas públicas de proteção social, na escola, entre outros.

Os adolescentes a partir de 14 anos, muitas vezes, são encaminhados para a aprendizagem profissional. Dessa forma, é assegurada renda e qualificação. A inspeção faz o encaminhamento dos resgatados, em geral, para o Conselho Tutelar e para a assistência social.

Fonte: Da Redação