Justiça afasta diretores de unidades prisionais em RR

Justiça afasta diretores de unidades prisionais em RR
Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) – Foto: ASCOM/DPE-RR

O diretor do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), João Batista Ferreira Filho, e a diretora da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), Maria José da Conceição, foram afastados dos cargos em decisões distintas.

O afastamento do diretor do CPP versa sobre denúncias do Sindicato dos Policiais Penais de Roraima (Sindppen-RR) sobre assédios contra agentes da unidade prisional, muitas delas afastadas com atestados psiquiátricos.

Na última terça-feira (19), vários policiais penais se reuniram na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para se manifestarem contra a cúpula da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

Policiais penais assédio moral
Manifestação na Assembleia Legislativa de Roraima – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Afastamento na Pamc

O afastamento da diretora da Pamc foi determinado pela Justiça a partir de um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR).

Conforme denúncia da autarquia, os presos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo vem sofrendo, por parte dos policiais penais, tratamento indigno e tortura, “o que tem desencadeado inúmeras doenças físicas e psicológicas, além de morte”.

Fonte: Da Redação