Professores do Estado paralisam em manifestação para cobrar reposição salarial ao Governo de RR

Professores do Estado paralisam em manifestação para cobrar reposição salarial ao Governo de RR
Manifestação dos professores – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Na manhã desta sexta-feira (28), professores da rede estadual realizaram uma manifestação na Praça do Centro Cívico. O ato tem o objetivo de cobrar reposição salarial anual de 4,62% ao Governo de Roraima.

De acordo com a presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Roraima, Cheiliana Lima, os trabalhadores querem que seja estabelecida uma data para o reajuste anual.

“Esse ano tivemos vários problemas por parte do governo, que ainda não anunciou a data […] Nós queremos prazos para repassar para a categoria”, disse.

Além dos professores, técnicos da educação também estavam presentes na manifestação. Para a diretora dos técnicos educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter), Leonilde Lima, categoria é a mais prejudicada.

“Em 2022, nós não tivemos o reajuste de 10% que foi dado aos professores devido ao nosso plano que ainda não estava homologado na época. A inflação é alta, então hoje o poder de compra do salário está muito defasado. A gente está lutando por esses 10% e mais a data base”, explicou a profissional.

Salário defasado

Por conta da falta de reajuste salarial, muitos profissionais da educação estadual se sentem desamparados, como é o caso do professor Elisvaldo Lima.

“A ausência desse reajuste prejudica bastante a gente devido ao aumento de todos os outros itens, e nós ficamos com o salário defasado. A vida em sala de aula é bastante complicada, nós trabalhamos fazemos muita dedicação, mas às vezes bate um sentimento que estamos sendo esquecidos e desamparados”, destacou.

No dia 7 de maio, os profissionais já haviam se reunido em frente à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em ato de protesto.

Os professores pediam a reposição salarial de 4,62%, requerida também por vários sindicatos de servidores estaduais.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo de Roraima para posicionamento e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação