MP recomenda que loja retire das redes sociais propaganda irregular voltada ao público infantil em RR

MP recomenda que loja retire das redes sociais propaganda irregular voltada ao público infantil em RR
Fachada do Ministério Público – Foto: Arquivo Roraima em Tempo

O Ministério Público de Roraima recomendou que uma empresa de departamento retire das redes sociais um vídeo dirigido ao público infantil. A informação está publicada no Diário Oficial do órgão desta terça-feira, 22.

O vídeo foi feito por uma influencer, junto com a filha. Na propaganda, a menina ensina as crianças a convencer os pais a presenteá-las. Conforme o MP, a prática é considerada abusiva.

O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Adriano Ávila, explica que o Código de Defesa do Consumidor estabelece como propaganda abusiva a publicidade que se aproveita da falta de experiência da criança para induzir o consumidor. “Além disso, as políticas públicas da primeira infância preveem a proteção contra toda forma de pressão consumista e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica”, ressaltou.

Conforme a recomendação, além de retirar a propaganda irregular das redes sociais, a empresa também deverá se abster de publicar publicidades voltadas ao público infantil.

A loja deve fazer a adequação no prazo de cinco dias e comunicar o cumprimento para Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.

Fonte: Da Redação