Palmeiras vence Flamengo em jogo épico de 7 gols e é campeão da Supercopa do Brasil pela 1ª vez

O Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 3 e faturou o título da Supercopa do Brasil pela primeira vez


O Palmeiras é campeão da Supercopa do Brasil! Em um jogo épico e repleto de viradas, o time alviverde venceu o Flamengo por 4 a 3, neste sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Com dois gols de Raphael Veiga e Gabriel Menino, a equipe comandada por Abel Ferreira faturou o título inédito – e o primeiro da temporada 2023. Gabigol (duas vezes) e Pedro descontaram para o Rubro-Negro.

Palmeiras e Flamengo, campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil de 2022, respectivamente, entraram em campo vivendo situações distintas, mas com um objetivo em comum: levantar a taça para aliviar a acalmar os ânimos no clube.

Sem deslanchar nas primeiras rodadas do Paulistão, o time comandado por Abel Ferreira ainda não se reforçou depois das saídas de Danilo e Gustavo Scarpa para a Inglaterra.

Por outro lado, a equipe carioca, campeã da Supercopa em 2020 e 2021, tratava a decisão como uma prévia do Mundial de Clubes e também como o primeiro grande desafio de Vítor Pereira antes da viagem para Marrocos.

O jogo

O 1º tempo foi movimentado e com muita reclamação dos dois lados. O jogo começou bastante truncado até que aos 25 minutos Zé Rafael derrubou Arrascaeta dentro da área. O árbitro marcou pênalti, e na cobrança Gabigol abriu o placar para o Flamengo.

Só que a alegria dos rubro-negros durou pouco porque minutos depois o Palmeiras deixou tudo igual. Raphael Veiga contou com a bobeada de David Luiz para chutar no canto direito de Santos e fazer 1 a 1.

As duas equipes continuaram tentando encontrar espaços para chegar ao gol. Até que nos acréscimos Gabriel Menino arriscou um chutaço de canhota de fora da área para virar a partida para o time paulista.

Atrás do placar, o Flamengo voltou pressionando para o segundo tempo e obrigou Weverton a fazer duas grandes defesas logo no início. Na primeira, Pedro cabeceou, e o goleiro espalmou. No rebote, Arrascaeta chutou, e o camisa 21 fez um milagre para evitar o gol.

Só que na sequência, Everton Ribeiro encontrou Gabigol livre. O atacante mandou por cima do goleiro palmeirense para fazer 2 a 2 para o Rubro-Negro. No entanto, minutos depois, Everton Ribeiro colocou a mão na bola dentro da área para tentar evitar um lençol de Endrick. Raphael Veiga converteu o pênalti e colocou o Palmeiras novamente na frente.

O Flamengo reagiu e poucos minutos depois, Pedro, que não tinha tocado na bola praticamente, tocou de calcanhar e fez outro golaço no Mané Garrincha para fazer 3 a 3.

A partida continuou eletrizante com os dos times buscando a vitória. Rony arriscou aos 22, mas Santos fez boa defesa. No contra-ataque Pedro tirou da marcação, mas Marcos Rocha evitou o chute ao gol e mandou a bola para escanteio.

Até que aos 28, Gabriel Menino chutou mascado para colocar o Palmeiras novamente na frente do Rubro-Negro. Os jogadores do Flamengo reclamaram bastante do lance alegando que Mayke, impedido na jogada, atrapalhou Santos. O árbitro mandou seguir.

Nos acréscimos, Abel Ferreira ainda deu um chutão no microfone e foi expulso pela arbitragem.

A reta final foi de grandes emoções. O Rubro-Negro pressionou, mas o Alviverde se fechou para sair com a vitória e o título inédito.

Situação do campeonato

Com o resultado, o Palmeiras é campeão da Supercopa do Brasil pela primeira vez. Já o Flamengo amargou o segundo vice seguido depois de ter perdido nos pênaltis para o Atlético-MG na edição passada.

O cara: Gabriel Menino

O camisa 25 do Palmeiras anotou um GOLAÇO, o segundo do time alviverde no jogo. No lance, ele recebe de Piquerez, gira e bate de canhota no ângulo, sem chances para Santos. Depois, Menino marcou o quarto, que deu o título inédito ao Palmeiras. Foi a primeira vez, inclusive, que o volante anotou dois gols no mesmo jogo na carreira.

Foi mal: David Luiz

O zagueiro rubro-negro teve uma atuação bem abaixo do esperado. Ele levou a pior na jogada individual contra Raphael Veiga, não conseguiu cortar a bola e deixou o meia palmeirense livre para fazer 1 a 1 ainda na etapa inicial.

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira (01) para jogos válidos por seus respectivos Estaduais. O Flamengo terá seu último compromisso antes de viajar para Marrocos para a disputa do Mundial. O time rubro-negro recebe o Boavista, às 21h10, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. Já o Palmeiras visita o Mirassol, às 21h35, pelo Campeonato Paulista.

Ficha técnica

Palmeiras 4 x 3 Flamengo

GOLS: Gabigol (25′ do 1ºT e 5′ do 2ºT), Raphael Veiga (37′ do 1ºT e 12 ‘ do 2ºT), Gabriel Menino (48′ do 1ºT e 28′ do 2ºT), Pedro (15’ do 2ºT)

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael e Veiga; Rony, Dudu e Endrick (Mayke). Técnico: Abel Ferreira

FLAMENGO: Santos, Varela (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson (Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Everton Cebolinha); Gabigol e Pedro. Técnico: Vítor Pereira