Por que nem comparativo com a Disneylândia seduziu Klopp a assumir o United antes de ir para o Liverpool

Depois de conquistar a Champions League, em 2019, e encerrar uma espera de 30 anos pelo título da Premier League, em 2020, Jürgen Klopp se tornou um dos grandes técnicos da história do Liverpool.

Só que o destino do técnico alemão poderia ter sido bem diferente…

Isso porque em 2014, Klopp foi o escolhido para suceder Alex Ferguson no Manchester United rival do duelo deste domingo (5), às 13h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Na época, o alemão tinha acabado de conquistar o bicampeonato da Bundesliga e alcançou a final da Champions League com o Borussia Dortmund e era um dos comandantes mais badalados da Europa.

O United enviou Ed Woodward, dirigente do clube na ocasião, à Alemanha para tentar negociar com o treinador. Mas nada foi suficiente para convencer Klopp.

Uma biografia do técnico alemão, chamada Bring the Noise (Traga o Barulho, em tradução livre), conta que Woodward afirmou ao técnico que Old Trafford era ”como uma versão adulta da Disneylândia”, ”um lugar místico”, ”onde o entretenimento era de primeira linha e os sonhos se realizavam”.

Só que o jeito inusitado para tentar persuadir Klopp não funcionou. De acordo com o livro, Klopp admitiu a um amigo que esse argumento era ”pouco sexy”, mas não rechaçou a proposta de imediato. Ele até ficou balançado com a possibilidade de assumir um dos maiores clubes do mundo e, principalmente, de dar continuidade ao trabalho de Ferguson, seu ídolo.

No entanto, em uma conversa com a diretoria do Dortmund, decidiu que permaneceria no no Signal Iduna Park, de onde sairia dois anos depois para assumir o Liverpool.

Mais tarde, em entrevista ao canal Sky Sports, da Inglaterra, Klopp confirmou tal história.

“Existiu um interesse do Manchester United, um ano, um ano e meio antes de eu ir para o Liverpool, mas eu senti que não era o certo. Eu sou um romântico do futebol. Sou confiante, mas não tão confiante quanto outros treinadores, pensando que este e aquele clube vão me ligar. Muitos clubes me ligaram e eu disse: ‘não, sem chance, eu preciso descansar agora’. Mas quando o Liverpool ligou, não teve jeito, até minha mulher sabia que se o Liverpool ligasse, eu iria”, afirmou o treinador.

Onde assistir Liverpool x Manchester United pela Premier League?

Liverpool e Manchester United se encaram neste domingo (5), às 13h30, pela Premier League, em duelo com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.