Rony decide, Palmeiras bate São Bernardo e vai à final do Paulistão

Atual campeão, o Palmeiras contou com um gol de Rony para vencer o São Bernardo por 1 a 0 e classificar-se para a semifinal do Campeonato Paulista.

O jogo, válido pelas quartas de final da competição, foi realizado no Allianz Parque, neste sábado (11).

Dono da melhor campanha no Estadual, o Verdão jogará em casa contra o time de pior campanha que avançar à próxima fase.

O Palmeiras virou o 1º clube em todos os tempos a alcançar a semifinal do Paulistão por 10 vezes consecutivas (a competição passou a utilizar majoritariamente os mata-matas na fórmula de disputa a partir do final da década de 70).

No retrospecto, o clube do Palestra Itália foi campeão em 2020 e 2022, vice em 2015, 2018 e 2021 e semifinalista em 2014, 2016, 2017 e 2019.

Contra o São Bernardo, o técnico Abel Ferreira deixou o atacante Endrick, que ainda não fez gols em 2023, no banco de reservas durante todo o duelo. Na vaga do jovem, ele colocou Bruno Tabata e usou Rony como centroavante.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado. As duas equipes criaram grandes chances, e os jogadores do São Bernardo reclamaram bastante uma penalidade não marcada pela árbitra Edina Alves Batista. Aos 33 minutos, Marcos Rocha acertou a bola no próprio braço, mas a infração não foi assinalada. Para Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, a marcação foi acertada.

O Palmeiras conseguiu abrir o placar aos 41 minutos. Gabriel Menino recebeu a bola pelo lado direito e cruzou na cabeça de Rony, que mandou para o fundo das redes. O segundo tempo foi um pouco mais morno, mas o Verdão conseguiu segurar o resultado até o apito final.