“CONVERSAS DE CULTURA” – Prefeitura anuncia a criação de um Sistema Municipal de Cultura, algo inédito em Boa Vista

Boa Vista vive um momento histórico desde que a Prefeitura iniciou um diálogo com representantes dos mais variados segmentos culturais da cidade. O encerramento do “Conversas de Cultura” aconteceu neste sábado, 11, com a presença do prefeito Arthur Henrique. Ocasião em que ele anunciou a criação de um inédito Sistema Municipal de Cultura, com pacote de ações focadas no fomento e incentivo à cultura local.

As propostas deste sistema foram debatidas e construídas de forma democrática, pelos próprios profissionais que vivem e conhecem de perto as necessidades, onde apresentaram suas demandas, anseios e soluções à prefeitura. E o “Conversas de Cultura” foi encerrado com a criação de um grupo de trabalho para dar andamento às ações futuras.

Arthur destacou que os encontros foram essenciais para ouvir quem, de fato, faz a cultura acontecer na cidade. “Sabemos que quem conhece os caminhos para ampliar o trabalho da cultura em nosso município é quem vive essa realidade. Então fizemos primeiro um momento de escuta e, a partir de agora vamos construir um trabalho grandioso junto com os artistas locais”, disse.

Ao longo dos 10 encontros que vinham acontecendo desde o dia 1º de março, quase 700 profissionais dos mais diversos segmentos participaram, dentre eles, da economia criativa, audiovisual, música, artes cênicas, povos originários, literatura, cultura popular, urbana e hip hop, dentre outros.

“Estou confiante de que, em breve, começaremos a colher os frutos de tudo o que foi construído aqui. Obrigado a todos que participaram e contribuíram com propostas que com certeza, vão beneficiar não só o segmento, mas toda a população de Boa Vista”, agradeceu Arthur.

Emocionada no último encontro estava Lulia Oliveira, representante de uma tradicional quadrilha da cidade. “É um evento de grande relevância para a cultura em geral. Eu posso dizer com muita propriedade que o que está acontecendo aqui dentro da FETEC nunca tinha acontecido. A gente ser ouvida, a cultura ter voz para falar, e a prefeitura com sensibilidade para ouvir cada um. Fico muito feliz já que estou militando há muito tempo e ver isso acontecer é realmente para ser aplaudido de pé”, disse.

Entenda as propostas a serem trabalhadas para fortalecer a cultura na cidade

1 – Sistema Municipal de Cultura – Projeto de Lei regulamentado e contemplando os instrumentos e objetivos: Conselho Municipal de Políticas Públicas para Cultura; Editais de Fomento; Estimular a criação, a produção, o acesso, a formação e o desenvolvimento cultural da cidade; Promover e democratizar o acesso aos bens culturais; e Estimular as dinâmicas culturais locais e a criação artística.

2 – Programa Municipal de Difusão e Capacitação Profissional;

3. Linha de crédito para empreendedorismo cultural;

4. Regulamentação da Lei Municipal de Incentivo a Cultura;

5. Preparação da equipe e elaboração de plano de trabalho e aplicação para as Leis Paulo Gustavo e LAB. (Lei Aldir Blanc)

6. Parcerias com instituições e órgãos nacionais de cultura;

7. Ações de valorização e divulgação dos artistas da cidade.

_____________________

MAIS FOTOS: https://flic.kr/s/aHBqjAvj1F