A mudança na regra que ameaça Corinthians e outros grandes de ficarem de fora da Copa do Brasil de 2024

A Copa do Brasil de 2024 pode ficar “esvaziada” de alguns times gigantes e tradicionais do futebol brasileiro.

Isso porque o novo regulamento da CBF de distribuição de vagas para a Copa do Brasil prevê que os classificados para a competição sejam definidos pelas suas campanhas nos estaduais do ano anterior e não mais pelo ranking de clubes – vale lembrar que quem faturar o mata-mata mais importante do país neste ano garante vaga para 2024.

O Campeonato Paulista, por exemplo, dá vaga na Copa do Brasil aos cinco primeiros colocados, além do campeão da Copa Paulista. O mesmo acontece com o Campeonato Carioca: quatro primeiros do Estadual, mais o campeão da Taça Rio e o campeão da Copa Rio.

Por enquanto, Corinthians, Santos e Botafogo correm o risco de ficarem de fora da Copa do Brasil, competição que mais paga premiação no futebol nacional, no ano que vem.

O que o Corinthians precisa fazer para ir à Copa do Brasil de 2024?

Caso um dos cinco melhores colocados do Paulistão se classifique para a Libertadores e, por consequência, garanta vaga na Copa do Brasil, o Timão herdaria a vaga do Estadual.

Como o Red Bull Bragantino venceu o Botafogo, o time de Bragança garantiu a quinta colocação geral e, consequentemente, ficou com a quinta vaga para o torneio nacional.

No entanto, mesmo terminando na sexta posição do Estadual, o Corinthians ainda tem duas possibilidades de classificação: vencer a atual edição da Copa do Brasil ou se classificar para a CONMEBOL Libertadores de 2024 via Brasileirão.

Caso um dos cinco melhores colocados do Paulistão se classifique para a Libertadores e, por consequência, garanta vaga na Copa do Brasil, o Timão herdaria a vaga do Estadual.

O que o Santos precisa fazer para ir à Copa do Brasil de 2024?

Há três alternativas para o Santos, mesmo eliminado do Campeonato Paulista, conquistar a vaga para a Copa do Brasil da próxima temporada: se classificar para a CONMEBOL Libertadores de 2024, conquistar uma vaga pela Copa Paulista ou conquistar a atual Copa do Brasil.

Além das cinco vagas destinadas ao Paulistão, uma é dada ao campeão da Copa Paulista, competição em que o Santos tem a opção de se inscrever.

O que o Botafogo precisa fazer para ir à Copa do Brasil de 2024?

Há três alternativas para o Botafogo, mesmo não avançando à semi, conseguir a vaga para a Copa do Brasil da próxima temporada: ser campeão da Copa do Brasil 2023, conquistar a Taça Rio ou se classificar para a CONMEBOL Libertadores de 2024.

Os quatro clubes que vão às semis do Carioca se garantem automaticamente no torneio nacional. A Ferj destinou a 5ª vaga ao campeão da Taça Rio, que é disputado entre as equipes que ficam do 5º ao 8º lugar na Taça Guanabara, e segue o mesmo modelo de semifinais e final.

Caso fracasse por esse caminho, precisará conseguir uma vaga na próxima edição da Libertadores, que pode acontecer pela classificação no Brasileirão, com o título da própria Copa do Brasil ou se faturar a CONMEBOL Sudamericana.

Além disso, se um dos três rivais conseguirem lugar na Liberta, o Botafogo também se beneficia. Isso porque um clube carioca classificado abriria vaga para o 6º colocado do Estadual (vice da Taça Rio). Dois, por exemplo, abririam a vaga para o 7º.

A última vaga da Ferj será dada ao campeão da Copa Rio. Esse torneio está marcado apenas para o segundo semestre e é disputado apenas por times de menor expressão.

Prejuízo milionário

Ficar de fora da Copa do Brasil de 2024 geraria um prejuízo milionário aos clubes grandes.

A edição atual da competição, por exemplo, ao logo de toda sua disputa, distribui R$ 420 milhões. O grande campeão embolsa R$ 70 milhões só ao ganhar o título.