Obras de construção de muro permanecerão paralisadas, diz Trump

Donald Trump: A paralisação parcial ocorre porque o financiamento de algumas agências do governo federal venceu.
Donald Trump: A paralisação parcial ocorre porque o financiamento de algumas agências do governo federal venceu.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (25) que a paralisação parcial do governo federal será mantida até que se cumpra sua exigência de financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México.

O governo dos EUA foi parcialmente paralisado no sábado (22) e até agora não há indicação de esforços de reabrir as agências fechadas pelo impasse político que foi gerado após a demanda de Trump por fundos para o muro na fronteira sul.

“Eu posso dizer que não vai reabrir até que tenhamos um muro, uma cerca, o que você quiser chamá-lo”, acrescentou o presidente, explicando o que seria a barreira para impedir que as pessoas entrem com drogas no país.

O financiamento para um quarto dos programas federais, incluindo os Departamentos de Segurança Nacional, Justiça e Agricultura, expirou à meia-noite da sexta-feira (21).

Sem um acordo para superar o impasse, a paralisação provavelmente vai se prolongar até o ano novo.

A construção do muro foi uma das promessas de campanha mais repetidas por Trump, mas os democratas se opuseram firmemente a essa iniciativa.

O governo dos Estados Unidos iniciou no sábado (22) um fechamento parcial por falta de fundos, depois que o Congresso não chegou a um acordo orçamentário para as exigências do presidente Donald Trump a respeito do muro da fronteira com o México.

Este é o terceiro fechamento administrativo que Trump enfrenta em 2018. O primeiro, em janeiro, se prolongou por três dias, enquanto o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas. De acordo com a rede CNN, é a primeira vez em 40 anos que o governo fecha parcialmente três vezes em um mesmo ano.

A paralisação parcial ocorre porque o financiamento de algumas agências do governo federal venceu. Elas têm que fechar e deixar seus funcionários tecnicamente sem trabalho. Alguns funcionários federais, inclusive, podem ficar sem pagamento no Natal.

Na noite de sexta-feira (21), Trump publicou um vídeo no Twitter em que mais uma vez defende a construção do muro, para barrar a entrada de imigrantes ilegais, drogas e gangues nos EUA. O presidente declarou que “espera que o bloqueio não dure muito”.

Informações: G1