Após caso de raiva, mais de 3.400 cães e gatos já foram imunizados em Boa Vista

O bloqueio vacinal contra a raiva em cães e gatos no bairro Asa Branca e proximidades, realizado pela Prefeitura de Boa Vista, segue até esta segunda-feira (27). A imunização dos animais começou na semana passada e já vacinou 3.413 animais.

Do total, 2.566 cães e 847 gatos, nos bairros Asa Branca, Tancredo Neves, Cambará, Buritis, Cinturão Verde, Santa Tereza, Caimbé e Jóquei Clube, que são próximos de onde um animal foi infectado.

A ação atende um protocolo do Ministério da Saúde, diante da identificação de um caso de raiva animal no bairro Asa Branca. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) recebeu a notificação do caso no final do mês de março. A equipe esteve no local e recolheu o corpo do animal, que morreu após morder duas pessoas na casa onde vivia.

O encéfalo do cão foi recolhido pela Zoonoses e enviado ao Instituto Evandro Chagas para análise pelo Laboratório Central de Saúde de Roraima (Lacen). Na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado do exame apontando positivo para a doença.

Diante disso, a prefeitura reforçou as ações de bloqueio no bairro onde o animal vivia e no entorno. A superintendente de vigilância em saúde de Boa Vista Francinete Rodrigues explica que esse procedimento é o preconizado nesses casos e tranquiliza a população.

“A prefeitura atua na prevenção dessas doenças e sempre está atenta às notificações, então assim que o caso foi confirmado, nós já entramos com as equipes em campo tanto no bairro onde o animal foi infectado como nos bairros próximos. Queremos tranquilizar a população, pois as ações estão sendo realizadas e hoje o município de Boa Vista possui uma cobertura muito boa de vacinação antirrábica”.

Dona Maria Lindete de Lima, 55, é moradora do Asa Branca recebeu a visita das equipes em sua casa que vacinaram seus cães, Teo e Hadade. “Isso significa que as pessoas estão recebendo a atenção e o cuidado da prefeitura, principalmente agora nessa situação. Meus cães já são vacinados, mas ainda assim é necessário receber a vacina novamente”.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

O ultimo caso de raiva registrado em Boa Vista foi em 2016, as ações destinadas a imunizar cães e gatos na capital são regulares, pois a prefeitura garante o acesso da vacina antirrábica o ano inteiro na Zoonoses, além das campanhas anuais de vacinação.

Em 2018, foram imunizados mais de 30 mil animais. Além disso, a vacinação é estendida também na área rural de Boa Vista, onde no ano passado, mais de 1.000 cães e gatos foram imunizados contra a doença, envolvendo 17 comunidades.

Foto – Jackson Souza